O processo de inovação precisa ser gerenciado. Isso significa que a gestão da inovação é mais importante do que nunca para as empresas permanecerem lucrativas e competitivas em seus respectivos mercados. Por isso que hoje, indicaremos como fazer a gestão da inovação nas empresas.
A gestão da inovação envolve a criação de um sistema no qual novas ideias e projetos agregam valor consistentemente aos resultados financeiros de uma empresa. Este procedimento tem uma progressão definida por estágios distintos.
O primeiro passo é a ideação, depois a validação e desenvolvimento e, finalmente, a criação e implementação de valor com medição de resultados. Assim, é crucial que inovação esteja inserida na estratégia corporativa e trabalhe em direção a um objetivo definido.
Ou seja, um modelo de gestão da inovação é essencial para que as ideias se tornem resultados tangíveis, e é aqui que fica claro o significado da gestão da inovação. Com este sistema implementado, a vantagem competitiva é garantida, permitindo que a empresa prospere enquanto fornece maior valor para clientes, funcionários e parceiros de negócios.
Além disso, um bem-estruturado processo de inovação torna mais simples identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como os pontos em que ela pode e deve melhorar.
Os gerentes responsáveis em uma organização devem ser identificados antes que um processo de inovação possa ser construído. São eles que terão a tarefa de garantir a manutenção da cultura de inovação ao longo do tempo.
Assim, eles terão que agir como exemplos para seus subordinados e terão um papel fundamental na disseminação da iniciativa por toda a empresa e no envolvimento de colaboradores de todos os níveis em sua implementação.
Na primeira etapa, precisamos fazer uma pesquisa para saber o que o mercado quer ou quais questões internas estão impactando a empresa. É importante coletar informações de colegas de trabalho, clientes e especialistas para obter uma visão completa dos ambientes interno e externo.
Usarão os dados para gerar sugestões de soluções para o que precisa fazer para alcançar um resultado melhor. E o gestor desempenha um papel crucial nesta fase, por dever garantir um ambiente encorajador no qual os funcionários se sintam à vontade para expor suas melhores ideias.
Para garantir que as ideias dos funcionários ganhem força e sejam facilmente compreendidas pelos colegas de trabalho, a empresa pode optar por investir em treinamentos que visam aprimorar suas habilidades analíticas, criativas e comunicativas.
Os recursos tecnológicos disponíveis para coleta de ideias irão diferenciar seu programa de inovação, permitindo que você aproveite ao máximo seu tempo e recursos.
Precisa definir previamente os critérios, para que as preferências pessoais e a dinâmica do grupo não influenciem na seleção das propostas. Bem como, os riscos devem identificar claramente antes da realização qualquer triagem ou análise.
Estabelecendo critérios, é possível permitir que desenvolvam as melhores ideias, eliminando as que não são aceitas. Mas não esqueça de incorporar o feedback em seu processo, pois as pessoas que propuseram ideias que foram rejeitadas podem aprender como realizar contribuições no futuro, e assim, o engajamento permanecerá alto e os gerentes terão agido de maneira humana.
Além disso, os indivíduos ou grupos responsáveis pelas propostas selecionadas devem estar cientes dos próximos passos.
Nesse estágio, as empresas devem realmente implementar suas inovações, sejam elas incrementais (inovação sustentável) ou revolucionárias (inovação disruptiva). A partir do momento em que, a organização implementou a ideia ou projeto, devem apresentar sua importância e benefícios
Quando descobrimos o problema, requisito ou dor de um cliente durante a fase de pesquisa, é crucial que coloquemos a inovação em ação e mostremos quanto valor ela criou.
Por exemplo, se a empresa desenvolvesse uma melhoria de processo que aumentasse a eficiência operacional, perceberia ganhos na produtividade de seus funcionários e na entrega pontual de seus processos, o que beneficiaria os clientes da empresa e o mercado em que atua.
Para criar valor para a empresa, a partir da inovação, é necessário, determinar não apenas os focos, mas também os ganhos que a inovação trouxe para a empresa e os envolvidos.
É preciso deixar claro que o valor criado pela inovação vai além do retorno monetário. Esta fase é onde podem avaliar os efeitos da ideia que a empresa implementou.
Assim, podem analisar os pontos fracos e fazer sugestões de melhoria para a realização da próxima iteração.