Como estudar para questões discursivas

Nem só de provas objetivas são feitos os concursos públicos. As questões discursivas envolvem três formatos: redação, questões discursivas e peças técnicas.

Em uma prova discursiva, pode-se esperar o seguinte contexto:

  • Redação: texto argumentativo
  • Texto expositivo: questão discursiva ou estudo de caso
  • Peças técnicas (Pareceres, projetos de lei…)

Para estudar para questões discursivas, existem dois momentos: o antes da publicação do edital e o depois.

Antes da publicação do edital

Nesta etapa não temos ciência de qual será a banca organizadora. Por conta disso, o estudo tende a ser mais geral e voltado para o histórico de provas anteriores. Destaca-se também a importância de fazer uma revisão gramatical e de conteúdo.

Essa estratégia permitirá conhecimento e material para a hora de desenvolver as questões discursivas. Assim, comece a escrever, realizar redações, resolver questões discursivas ou estudos de caso e peças técnicas.

Quantas redações por semana? O ideal, nesse momento pré-edital, é realizar pelo menos uma por semana.

Analise também os padrões de respostas que as bancas disponibilizam para alinhar o seu modelo de resposta com os das bancas.

Após a publicação do edital

Esse é o momento de desenhar e traçar o perfil da banca examinadora. Vá ao site da banca, baixe as últimas provas e verifique os padrões de resposta. É muito importante entender o tipo de resposta que a banca espera de você. Após esse diagnóstico, é hora de intensificar seu treino.

O ideal, neste ponto, é começar a realizar pelo menos duas redações por semana, se for essa a modalidade. Com o edital, você terá a referência do conteúdo que precisa dominar para realizar as questões discursivas.

Este é, portanto, o momento de intensificar também o aprendizado e a leitura dos conteúdos para fixá-los.

Dica extra!

Simule a situação de prova!

Simular a situação de prova é você realizar determinada questão discursiva dentro do tempo que você terá no dia da avaliação. Ter consciência de tempo para elaborar a resposta e a sua execução é muito importante para um bom desempenho na data do concurso.

Como estudar resolvendo questões?

Para estudar por questões é preciso separar o tempo só para elas no seu planejamento.

Existe um mecanismo de como utilizarmos as questões para certificar que estamos dominando o conteúdo da teoria.

Primeiramente, devemos tratar o estudo da teoria e a realização de exercícios como blocos diferentes.

Mas o que isso quer dizer? Simples, temos que colocar em nosso planejamento de estudo um horário específico para estudar apenas a teoria e outro para realizar questões. Recomenda-se utilizarmos o tempo durante a semana com as teorias e os finais de semana para os exercícios.

Caso não seja possível essa configuração para você, o mais importante é que exista uma distância de tempo entre estudar a teoria e fazer o exercício.

Esse ponto é fundamental, pois, ao realizarmos questões logo em seguida ao estudo da teoria, ainda estamos com o conteúdo fresco na cabeça. Dessa forma, o diagnóstico para saber se aprendemos a matéria ficará comprometido.

Agora, se optarmos por estudar a teoria durante a semana e reservarmos o final de semana para os exercícios, poderemos nos certificar de que o conteúdo foi decorado e entendido de acordo com o nosso número de acertos nas questões resolvidas.

Se o seu desempenho for ruim, isto é sinal de que é preciso retornar a teoria e estudá-la um pouco mais. Caso o número de acertos seja satisfatório, você está pronto para progredir no conteúdo.

Mas, lembre-se de sempre voltar e revisar o tema, além de realizar questões de forma periódica do mesmo tema para manter ele sempre ativo em sua mente.

Como estudar questões de concurso?

Estudar por questões para concursos é uma ótima forma de aperfeiçoar os estudos e tornar essa atividade menos cansativa.

Veja o passo a passo para estudar por questões para aprender uma teoria:

  1. Selecione questões de acordo com o tema da teoria que você deseja estudar.
  2. Verifique a resposta correta e procure o assunto da questão no seu material teórico.
  3. Ao encontrar o tema desejado, marque no seu material teórico informações da questão ao lado do assunto que responde a pergunta selecionada por você.
  4. Faça a sinalização do passo anterior com todas as questões selecionadas.
  5. Separe um caderno e anote as perguntas apenas com as respostas certas (de forma manuscrita).

Desse modo, o passo 3 possibilitará a criação de um mapa de calor na sua teoria, mostrando os assuntos mais cobrados pela banca para você.

O passo 5 permite a criação de um resumo, em que você terá uma sequência de perguntas e respostas com os temas mais importantes da teoria.

É muito útil como uma ferramenta de revisão e consulta em caso de dúvida em algum assunto.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.