Como estudar na USP: descubra quais são as principais formas de ingresso
A USP, Universidade de São Paulo, é uma instituição de ensino de caráter público, mantida pelo governo do estado de São Paulo.
A USP é uma das mais prestigiadas universidades brasileiras, sendo reconhecida também no exterior pela sua excelência. Atualmente, a universidade possui mais de setenta mil alunos e diversos cursos.
Quer saber mais sobre as formas de ingresso na USP? Então o artigo de hoje é para você! Continue lendo para descobrir mais informações sobre as formas de ingresso na universidade e qual pode ser o melhor para a sua situação.
Vestibular da Fuvest
O vestibular tradicional da USP é aplicado uma vez ao ano, em duas fases, pela Fuvest, a Fundação Universitária para o Vestibular. A Fuvest é uma entidade privada ligada à Universidade de São Paulo e que organiza, elabora e promove a realização do vestibular da universidade.
O vestibular da Fuvest é a principal forma de ingresso na USP, sendo que o calendário para o ano de 2023. A primeira fase irá acontecer no dia 19 de novembro e a segunda fase, por sua vez, nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.
Os candidatos poderão se inscrever para o próximo processo seletivo entre os dias 17 de agosto e 6 de outubro.
SISU e ENEM
O vestibular da Fuvest não é, porém, a única forma de ingresso na Fuvest. Das mais de 11 mil vagas, cerca de 8 mil são oferecidas pelo vestibular. O restante é oferecido pelo SISU, Sistema de Seleção Unificada.
O SISU também é adotado pela Universidade de São Paulo para a seleção de seus futuros alunos. Esse sistema foi utilizado pela USP pela primeira vez no ano de 2015.
Por meio desse sistema, o candidato poderá ser aceito na universidade por meio da pontuação obtida na nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.