Sinônimo de falta de higiene, sujeira e acúmulo de lixo, a presença de baratas, além destas impressões, traz muitos incômodos e causa um verdadeiro pavor em algumas pessoas.
Veja agora dicas incríveis de como espantar baratas de casa e se livre desse problema de uma vez por todas.
Por que aparecem baratas em casa?
As baratas são insetos onívoros, o que significa que se alimentam de qualquer matéria orgânica. Esses animais transmitem doenças, pois transitam por diversos locais contaminados, como bueiros e esgotos. Sendo assim, sua presença além de incômoda é prejudicial à saúde.
A movimentação de baratas em um local implica na presença de 3 fatores: comida, água e proteção. Porém, deve-se atentar que, às vezes, o inseto não encontra todos esses fatores na sua casa, mas, sim, por perto. Dessa forma, ele usa a casa somente como abrigo.
Por isso, é preciso não só eliminar os fatores, mas agir diretamente contra a infestação.
Dica 1 – Cozinha limpa para espantar baratas de casa
Nessa dica focamos na cozinha que, por se tratar de um ambiente onde se manipula alimentos, há presença de lixo orgânico constantemente e acabam caindo muitos farelos de comida pelo chão.
Nesse ambiente é imprescindível que seja realizado um “check list” para espantar baratas de casa. A lista seria essa:
- Evite panelas com comida sobre o fogão;
- Não acumule vasilhames de óleo no forno;
- Não deixe louça com restos de alimentos sobre a pia;
- Sempre limpe o chão após cozinhar;
- Remova o lixo diariamente.
Seguindo esses passos já reduzimos em quase metade as chances de aparecerem baratas na sua casa!
Dica 2 – Feche as portas de entrada para espantar baratas de casa
As baratas entram para dentro de nossas casas através de algumas “portas” específicas. Vedá-las ocasionalmente pode ser, sim, uma opção para ajudar a eliminar as baratas.
Se atente aos ralos, as pias e tanques da casa. As baratas saem à noite para procurar comida, então, com o cair do sol e a redução da circulação das pessoas dentro da casa, vede os ralos e coloque as tampas nas bocas das pias e tanques.
Hoje em dia existem várias opções de ralos ou apenas as tampas dos ralos disponíveis para compra.
Também é importante manter uma vedação na parte de baixo da porta, com borrachas feitas especificamente para evitar a entrada de insetos pela fresta. Já nas janelas, faça o uso de telas de proteção, principalmente se a janela costuma passa todo o tempo aberta.
Dica 3 – Espalhe iscas
As baratas são insetos curiosos que não resistem à possibilidade de achar comida. E isso facilita sua eliminação, pois podemos deixar de maneira estratégica falsos alimentos que encurtaram o seu ciclo de vida.
Você pode deixar pontinhos espalhados com açúcar e bicarbonato, o açúcar atrai e o bicarbonato funciona como um inseticida para o inseto.
Algumas iscas funcionam como repelentes, é o caso de:
- Folhas de louro;
- Galhos de alecrim;
- Folhas de eucalipto;
- Cravos;
- Folhas de manjericão.
Essas iscas podem ser deixadas espalhadas pelo lar, seja embaixo dos móveis, pois seu cheiro espanta e dessa forma, são uma boa forma de como espantar baratas de casa.
Dica 4 – Produtos de limpeza
Utilize produtos à base de pinho, eucalipto e mentol para sua limpeza, principalmente nos desinfetantes de uso diário. O cheiro impede a aproximação não só de baratas, mas de diversos tipos de insetos.
O vinagre também ajuda a afugentar as baratas e pode ser despejado puro em ralos e pias após a limpeza convencional ou sempre que julgar necessário.
A naftalina também é um excelente repelente. Utilize a naftalina atrás dos móveis ou dentro de armários e guarda roupas. Evite de deixar o produto próximo de alimentos e nem fácil de ser achada por crianças, pois é altamente tóxica.
Dica 5 – Inseticidas industrializados e dedetização
No mercado há diversas opções de inseticidas que repelem e matam as baratas, sem deixar aquele cheiro forte que antigamente deixavam.
Além disso, em casos extremos de infestação, na qual não seja possível controlar com as medidas citadas acima, o ideal é contratar uma empresa especializada para dedetizar o ambiente como um todo. Dessa forma, caso a infestação permaneça, ter opções mais potentes talvez seja a saída!
Observe de onde vêm as baratas, possíveis ninhos ou presença de fossas e bueiros próximo a sua residência. Nesse caso, vale um contato direto com a Vigilância Sanitária do seu município para que medidas mais coletivas sejam tomadas!
Agora que você aprendeu como se livrar desses insetos, será muito mais fácil lidar quando alguma barata resolver aparecer na sua casa novamente, não é mesmo? Sendo assim, nada de medo na próxima vez!