Ah, as cortinas! Podem ser chamadas de roupagem de ambientes por terem o poder de transformar qualquer cômodo em uma casa ou escritório em um local bonito e aconchegante! Mas como escolher a cortina certa para combinar com o ambiente? Olha que dicas incríveis vamos te apresentar hoje! Então, veja como escolher cortina para combinar com o ambiente.
As cortinas na história
Afinal, como escolher cortina para combinar com o ambiente? Antes, vamos entender um pouco mais sobre essa peça tão presente em todas as casas.
Você sabe que toda invenção humana aconteceu para solucionar algum problema, não é? Com as cortinas não foi diferente! A ideia de pendurar longas peças de pano em paredes ou nos ambientes surge para responder uma necessidade de privacidade humana.
Assim, historiadores de estilos afirmam que os primeiros indícios do uso das cortinas foram em Terras Orientais e depois vieram para o Ocidente.
Na verdade, as cortinas foram inventadas e popularizadas em todas as classes sociais e são encontradas em muitas partes do mundo. Dessa forma, elas têm a função de dar privacidade ao ambiente, combater a luminosidade ou simplesmente dar um toque especial na decoração.
Cortinas são peças tão especiais que na modernidade se tornaram, inclusive, um ícone dos cinemas. Afinal, quem não se lembra da cena arrepiante de uma cortina se abrindo no filme Psicose, de Alfred Hitchcock, ou a personagem Scarlett O’Hara fazendo um vestido verde da cortina da sala em “E o Vento Levou”?
Saiba como escolher cortina para combinar com o ambiente
A escolha da cortina vai depender de alguns fatores, como por exemplo: qual o objetivo? Ter privacidade? “Quebrar” a luminosidade externa? Separar ambientes? “Vestir” suas paredes?
E é claro que também vai depender do seu orçamento e, principalmente, de uma boa estudada nos móveis do ambiente onde a cortina será colocada. Afinal, é preciso que a cortina se harmonize com os seus móveis.
Feito este estudo inicial, vamos aos modelos que podem te ajudar a colocar cortinas que combinem com seu ambiente:
Exposição ao sol
Janelas e portas de vidro que estão muito expostas ao sol podem ser “vestidas” com cortinas de cores mais claras. As cores escuras tendem a reter o calor e, aí, você pode até escurecer o ambiente, mas terá problemas com o aumento de calor no cômodo. Aqui também é preciso optar por cortinas que não são de tecido sintético, pois elas também vão elevar a temperatura do lugar.
Cortinas curtas
Estes modelos são preferencialmente usados em quartos infantis e na cozinha. Então escolha um tema ou cor que harmonize com o quarto de suas crianças. Já na cozinha, opte por materiais leves. No caso de cortinas para a cozinha, lembre-se que receberão gordura e que não é bom que fiquem próximas ao fogão.
Decorou toda a casa e resolveu depois colocar uma cortina? Então, use tons neutros e, de preferência, cores únicas. Então, escolha o tom que mais combina com o restante da decoração. Neste ponto, cuidado para não colocar tons escuros demais. Por exemplo, se seus móveis forem todos escuros, o ambiente ficará muito sombrio!
Cortina blackout
Para deixar seu quarto bem escurinho para dormir, a cortina blackout é a ideal para escurecer ambientes, porém, também pode esquentar bastante. Então, para evitar isso, invista em uma tela solar, não uma comum, mas a que tem proteção UV contra os raios do sol. Essa proteção vai impedir o aquecimento do ambiente e ainda ajudar no isolamento acústico.
Cortina de banheiro
Bem, se for para o seu box, logicamente uma cortina de plástico. Entretanto, se for colocar cortina nas janelas do banheiro, elas devem ser menores. Então, não é recomendável que sejam de tecido, pois, com a umidade do banheiro, pode mofar com muita facilidade.
Persianas
Recomendamos que use as cortinas persianas em ambientes de trabalho, mas nada impede que as use em casa. No mercado existem várias cores atualmente, então é só escolher um modelo que harmonize com as cores do cômodo. Em quartos de adolescentes, persianas com cores alegres dão um toque super moderno.
Mais dicas sobre cortinas
Uma dica antes de comprar e colocar é verificar se as cortinas que está adquirindo são pré-lavadas. Isso é importante para garantir que elas não vão se encolher muito depois da primeira vez que lavar em casa.
Tenha medidas certas do local em que você vai instalar as cortinas.
Se quiser ter menos trabalho para colocar e para retirar a cortina, opte por colocá-las com o bastão de cortina.
Gostou das dicas de como escolher cortina para combinar com o ambiente? Então, escolha as suas favoritas e decore sua casa, tornando o lugar muito mais aconchegante.