Compreender como é feito o cálculo do Serasa Score pode te ajudar na hora de organizar as suas finanças de modo que a sua pontuação possa evoluir positivamente.
Afinal, querendo ou não, muitas empresas de crédito levam em consideração essa pontuação na hora de conceder algum serviço de crédito aos seus clientes.
Portanto, estar no controle dessa situação pode ser bem interessante, concorda?
Vejamos, a seguir, quais critérios são levados nesse cálculo!
Como é feito o cálculo do Serasa Score?
O cálculo do Serasa Score leva em conta quatro pontos importantes:
- A forma como você lida com as suas finanças, ou seja, a maneira como paga as suas contas;
- O registro de pendências que é feito pelas empresas credoras;
- As consultas ao seu CPF que são feitas por instituições como bancos e seguradoras;
- A sua evolução financeira, ou seja, seu histórico com o passar dos anos.
A seguir, vamos destrinchar cada um desses pontos, para que você os entenda com mais profundidade:
Compromisso com o crédito (55%)
O compromisso com o crédito equivale a 55% da sua pontuação no Serasa Score. Nesse critério, são considerados os seus comportamentos com relação ao pagamento de faturas, boletos e contas diversas.
Se você paga as suas contas sempre em dia, além de sempre pagar as suas faturas de crédito de forma completa (ou seja, sem aderir ao pagamento mínimo), o seu compromisso com o crédito pode ser considerado bom.
Entretanto, se você acaba esquecendo de pagar as suas contas em dia, sempre pagando um boleto depois do vencimento, esse comportamento pode comprovar uma falta de compromisso com o crédito, o que é ruim para o seu score.
Registro de dívidas e pendências (33%)
O registro de dívidas e pendências é outro pilar usado no cálculo do Serasa Score. Se você paga as contas em dia, automaticamente não há registro de pendências.
No entanto, se você tem pagamentos em atraso, passa cheque sem fundo ou está devendo há muito tempo para algum credor, pode ter protestos e cadastros no Serasa que “negativam” o seu nome.
Esses aspectos equivalem a 33% da sua pontuação no Serasa, o que é um número bastante significativo. Por isso, além de cuidar para não fazer novas dívidas, também é importante regularizar as suas pendências para limpar o nome e aumentar o score.
Consultas ao CPF (6%)
Todas as vezes que você tenta adquirir um novo crédito no mercado, as instituições e empresas podem consultar o seu CPF para avaliar se realmente é uma boa ideia oferecer esse serviço a você.
A partir disso, o seu score também pode sofrer alterações. Isso porque, entende-se que quanto mais empresas acessam os dados do seu CPF, mais vezes você está solicitando crédito, o que pode dar a entender que a sua renda está cada vez mais comprometida.
Evolução financeira (6%)
Por fim, um dos pontos levados em conta na hora de fazer o cálculo do Serasa Score é a sua evolução financeira.
Basicamente, ela está relacionada com o seu tempo de relacionamento com o crédito e com o histórico que você tem construído ao longo dos anos. Por isso, quanto melhor o seu relacionamento com as finanças, melhor é a sua evolução financeira.
Você já conhecia todos esses critérios?