Você tem tido dificuldades para discordar do seu chefe, especialmente por medo de que ele possa lhe causar algum mal por isso? Então talvez este seja um bom momento para se pensar sobre o assunto.
E para lhe ajudar nessa tarefa difícil, trouxemos algumas ideias, sugestões e reflexões que podem servir de aliadas para o momento em que você estiver tendo uma conversa com o seu chefe. Acompanhe e fique por dentro.
Como discordar do seu chefe?
Assim como muitas pessoas têm medo de criticar o chefe, discordar deste também parece um bicho de sete cabeças. Mas não é. Na realidade, é absolutamente saudável que um colaborador discorde de alguma ideia do seu gestor. Afinal, o ambiente de trabalho precisa ser justo e democrático, concorda?
Porém, se mesmo diante desses pensamentos você ainda não consegue discordar do seu chefe, veja as nossas sugestões abaixo e boa sorte:
1- Não interrompa a fala do seu chefe – espere ele acabar de falar
Antes de querer discordar do seu chefe, foque em ouvir tudo o que ele tem a dizer. A escuta ativa é importantíssima aqui.
Até porque, muitas vezes, temos aquela angústia de querer dar o nosso ponto de vista o quanto antes, fazendo com que a nossa mente fique divagando em nossos argumentos e se esqueça de se atentar para a fala do outro.
Portanto, traga a sua atenção para o que está sendo dito, sem ficar pensando demais. Assim você conseguirá ter uma visão mais profunda sobre os pensamentos do seu chefe.
2- Estabeleça bons argumentos para a sua discordância
Quando chegar o momento de discordar do seu chefe, foque em usar bons argumentos. Ou seja, não basta dizer “não concordo”, afinal, isso é muito vago. Também é preciso ter cuidado na hora de falar para não ficar “enfeitando demais” o que você quer dizer.
Seja direto, objetivo, respeitoso e use bons dados.
3- Saiba escutar o contraponto do seu chefe
É provável que o seu chefe vá apresentar um contraponto à sua discordância. É normal. Aqui você deverá exercitar a sua paciência para conseguir ouvir atentamente o que está sendo dito. E jamais fique julgando, em pensamentos, as palavras do seu chefe, porque isso pode atrapalhar a conversa.
4- Mostre dados que possam fortalecer a sua ideia
Novamente, reitere o que você falou por meio de dados. Apresente provas concretas do porquê a sua ideia pode ser a mais racional e interessante para o momento.
Mas tenha o cuidado de não parecer arrogante ou narcisista: mostrar dados apenas para “tentar estar certo” é algo deselegante. Portanto, seja sincero e respeitoso na sua proposta.
5- Aguarde a conclusão
Depois de passar pelas etapas anteriores, é hora de aguardar a conclusão do caso. Ou seja, aguardar para saber se o seu chefe vai acatar com a sua ideia ou não.
Lembre-se de que caso ele não queira acatar, isso não quer dizer que você deva se calar da próxima vez. Apenas não deu certo a sua ideia, e tudo bem! O importante é expor os pensamentos de maneira empática e respeitosa, para assim criar um ambiente mais sadio no trabalho e que permita o desenvolvimento de todos.
Em contrapartida, se ele acatar, ótimo! Significa que o seu argumento realmente abriu a mente dele. 🙂