Como deve ser o laudo médico para isenção de Imposto de Renda? - Notícias Concursos

Como deve ser o laudo médico para isenção de Imposto de Renda?

Veja o passo a passo de como deve ser feito e ficar isento do IR

Ao lidar com problemas de saúde graves, muitos aposentados, reformados ou pensionistas podem solicitar a isenção do imposto de renda sobre esses valores. Essa isenção é crucial para aliviar o fardo financeiro desses indivíduos.

Vamos desmistificar o papel do laudo médico na solicitação de isenção do imposto de renda e oferecer um guia detalhado sobre como obter esse documento.

Importância do Laudo Médico para a Isenção de Imposto de Renda

Sim. Um laudo médico é obrigatório para solicitar a isenção do imposto de renda. Esse documento atesta a condição de saúde do requerente e é indispensável para o reconhecimento do direito à isenção do pagamento de imposto de renda sobre aposentadoria, reforma ou benefício.

CID no Laudo Médico

Um dos elementos fundamentais que devem estar presentes no laudo médico é o CID da doença. CID, o código de Classificação Internacional de Doenças, é um índice criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que categoriza todas as enfermidades, lesões e causas de morte reconhecidas pela medicina.

A presença do CID no laudo é uma forma de comprovar que a enfermidade atestada no documento está na lista de doenças graves que justificam a isenção do imposto de renda. A Lei nº 7.713/88 define quais são essas doenças.

Conheça mais sobre as doenças que dão direito à isenção no nosso post “Lista de doenças para Isenção do Imposto de Renda”.

O Laudo Precisa Ser Oficial?

Não. Médicos do setor público e privado podem emitir o laudo. Apesar de algumas instâncias ainda exigirem que o laudo seja oficial (assinado por um médico do serviço público de saúde), essa exigência é equivocada. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já decidiu que não é necessário que o laudo seja público.

Portanto, não se preocupe! Você só precisa de um laudo assinado por um médico (do setor público ou privado) com as informações necessárias para comprovar o diagnóstico da doença.

Doenças que Conferem o Direito à Isenção

Segue uma lista das doenças que podem justificar a isenção de imposto de renda:

  • Aposentadorias por acidente de trabalho
  • Doenças Ocupacionais
  • Tuberculose Ativa
  • Transtornos Mentais (Alzheimer / Demência / Esquizofrenia / etc)
  • Esclerose Múltipla
  • Neoplasia Maligna
  • Cegueira (incluindo Monocular)
  • Paralisia Irreversível e Incapacitante (Paraplegia / Tetraplegia / Amputações / Deficiências Físicas)
  • Cardiopatia Grave (Infarto / Ponte de Safena / Ponte de Mamária / Cardiopatia Isquêmica / Stents)
  • Hanseníase
  • Doença de Parkinson
  • Nefropatia Grave
  • Hepatopatia Grave
  • Doença de Paget
  • Contaminação por Radiação
  • AIDS (inclusive portadores assintomáticos do vírus HIV)
  • Espondiloartrose Anquilosante
  • Fibromialgia (ainda em aprovação – Projeto de Lei 1.853/2019)
  • Diabetes (ainda em aprovação – Projeto de Lei 4.009/2020)
  • Sequelas graves de COVID-19 (ainda em aprovação – Projeto de Lei 1.100/2021)

É Possível Obter Isenção Sem um Laudo Médico?

Infelizmente, não. Para solicitar e garantir o benefício, é preciso apresentar o laudo médico para a isenção do imposto de renda. Essa regra é válida tanto para quem faz o pedido administrativamente quanto para quem realiza o pedido judicialmente.

Diferença entre Laudo Médico, Atestado e Exame

É fundamental destacar que o laudo médico difere de atestados ou exames médicos. O laudo é um documento específico que contém todas as informações necessárias para comprovar que o paciente possui uma doença grave.

Normalmente, o cidadão que requer a isenção solicita ao seu médico um laudo feito especialmente para encaminhar com o pedido. O médico pode inclusive especificar no documento que a finalidade do laudo é comprovar o diagnóstico da doença grave.

Comprovantes de tratamento e receitas de medicamentos que são utilizados também devem ser encaminhados junto com o laudo quando você for fazer a solicitação.

Laudo médico Busca diagnosticar, por isso utiliza termos técnicos. Feito por especialista. Usado para perícias e análises complexas.
Atestado Usado para comprovar a incapacidade temporária do paciente. Feito por clínicos gerais Informações claras para empresas e órgãos públicos compreenderem.
Relatório médico Não tem o objetivo de diagnosticar, apenas fornece o histórico do paciente. Documento mais genérico, traz as condição do paciente ao longo do tempo. Declaração completa da situação atual do paciente.
Fonte: Resolução CFM nº 813/1977

Uso de Atestados Antigos para Solicitar Isenção

Atestados antigos por si só não são suficientes. No entanto, são importantes para o processo.

Atestados antigos e exames realizados são importantes. Ao solicitar a isenção, você pode e deve usar a documentação antiga relacionada à doença. Quanto mais documentos que comprovem a sua condição de saúde você tiver, mais fácil será comprovar o direito à isenção.

? DICA! Atestados antigos ajudam a agilizar o processo pois comprovam a urgência do pedido e facilitam a obtenção de uma decisão provisória.

Se Não Tiver um Laudo Antigo, Como Posso Provar Quando a Doença Começou?

Não é necessário ter um laudo antigo para confirmar o diagnóstico prévio da doença. A inclusão dessa informação no laudo evidencia o momento em que você tomou conhecimento da doença.

A informação sobre a data é crucial, pois através dela é concedido o direito de reaver os valores pagos indevidamente. Ou seja, se você era aposentado ou pensionista quando recebeu o diagnóstico e não foi isento do imposto de renda, é possível solicitar a restituição dos valores pagos nos últimos 5 anos, contados a partir da data do diagnóstico.

Como Obter o Laudo Médico para Isenção de Imposto de Renda?

Para obter o laudo médico para pedir a isenção do imposto de renda, é preciso procurar um médico especialista. Se possível, dê preferência ao profissional que já acompanha o seu caso e conhece os detalhes do seu diagnóstico. Explique a ele que você precisa de um laudo médico que comprove a sua doença grave para que possa solicitar a isenção.

Depois de obter o laudo, você deve reunir os outros documentos necessários para encaminhar o pedido (exames, receitas e comprovantes de tratamento, por exemplo).

O Que Caracteriza um Bom Laudo?

Um bom laudo é aquele que contém informações detalhadas sobre a doença e o estado de saúde do paciente, de forma a não deixar dúvidas sobre o diagnóstico da doença grave.

Quanto mais completo e detalhado for o documento, maiores são as chances de obter o benefício da isenção.

Informações Indispensáveis no Laudo

O laudo médico deve conter as seguintes informações:

  • Descrição da doença grave (com o CID);
  • Informações sobre tratamentos realizados ou uso de medicação;
  • Data em que o paciente recebeu o diagnóstico;
  • Dados do paciente;
  • Identificação do médico que assina o laudo (nome, assinatura e número da inscrição no Conselho Regional de Medicina – CRM);
  • Data da emissão do laudo.

Como Deve Ser o Laudo Médico para Solicitar Isenção?

A seguir, apresentamos o modelo do que é essencial incluir em seu laudo para garantir o reconhecimento do direito à isenção do imposto de renda:

Consegui o Laudo, e Agora?

Depois de obter o laudo médico e reunir os documentos que comprovem o seu diagnóstico, é preciso encaminhar o pedido de isenção do pagamento do imposto. Você pode fazer o requerimento de duas maneiras: através da via administrativa ou pela via judicial.

Pela Via Administrativa

O pedido administrativo deve ser feito junto à entidade responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensão ou reforma (INSS ou órgão estadual ou municipal). É preciso organizar os documentos exigidos (laudo médico completo, exames, receitas etc.) e encaminhar a solicitação.

Quem recebe aposentadoria ou pensão pelo INSS pode fazer a solicitação no site Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome. Após preencher um cadastro e anexar os documentos, é possível acompanhar o andamento do pedido.

Caso o pagamento seja feito por outra instituição, procure o órgão para se informar sobre os procedimentos necessários para fazer o pedido. A documentação de comprovação é a mesma.

Alguns contribuintes são chamados para realizar uma perícia médica oficial para confirmar a doença. Caso a doença seja confirmada, a isenção concedida é temporária e o contribuinte só pode reaver os valores retroativos se entrar na Justiça.

Pela Via Judicial

Se optar por fazer o pedido judicialmente, será necessário contratar um advogado que cuide da ação judicial em seu nome. É possível optar pela via judicial sem ter feito um pedido administrativo ou se teve um pedido administrativo negado anteriormente.

Lembre-se de que na Justiça você tem direito a solicitar a devolução de valores de imposto de renda que tenham sido pagos indevidamente no período de 5 anos anteriores. Caso tenha obtido a isenção pela via administrativa e deseje solicitar a restituição dos valores, será preciso ajuizar uma ação com este pedido.

Fiz a Entrega dos Documentos, É Certo que Vou Conseguir a Isenção do Imposto de Renda?

Não há garantia de isenção automática.

A entrega do pedido, mesmo que acompanhada de todos os documentos exigidos, não garante que o requerente terá o pedido de isenção acolhido. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que é responsável pela análise de boa parte dos pedidos administrativos feitos, muitas vezes nega os requerimentos.

Essa realidade faz com que muitos contribuintes precisem recorrer à Justiça para ter o direito de isenção garantido. Por essa razão, muitos requerentes optam por fazer o pedido diretamente pela via judicial.

Pela Justiça É Mais Seguro

Muitas pessoas acreditam que antes de fazer um pedido pela via judicial é preciso ter feito um pedido administrativo (ao INSS, por exemplo, caso receba aposentadoria por este órgão). É importante esclarecer que essa não é uma exigência. Vários Tribunais do país já publicaram decisões que deixam claro que o prévio requerimento administrativo não é necessário para entrar na Justiça.

A análise dos pedidos feitos administrativamente pode levar alguns meses e isso não significa que o pedido será aceito. Caso receba uma resposta negativa, será preciso ajuizar uma ação na Justiça e fazer o pedido novamente.

Na Justiça, o processo também pode levar alguns meses até a decisão final, mas há mais chances de se obter um posicionamento positivo, recuperar valores pagos incorretamente, e o melhor de tudo: sua isenção será permanente! Por isso, optar por fazer o pedido diretamente pela via judicial pode ser uma boa decisão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?