A samambaia nos lembra a casa das nossas avós! Nos anos 70 e 80, as samambaias estavam presentes em quase todos os lares e, agora, com os efeitos da pandemia, onde passamos mais tempo em casa, elas estão de volta. Hoje, vamos contar como decorar a casa usando samambaias. Acompanhe agora as nossas dicas incríveis e veja como usar a sua de forma elegante no lar.
Quais são as espécies de samambaias que mais se adequam ao ambiente interno da casa?
Primeiramente, vale dizer que, de acordo com paisagistas, as principais espécies de samambaias que gostam do ambiente interno da casa são:
- Avenca: de cor verde claro, são delicadas e sensíveis. Precisa de cuidados específicos com a rega;
- Chifre-de-veado: com folhas largas, prefere ser plantada em xaxim ou tronco de árvores e aguenta bem o clima seco;
- Mini samambaia: folhagem pequena e vasta. De cor verde clara, sendo usada em vasos pequenos;
- Samambaia Americana: é a mais conhecida, possui folhas mais rígidas, densas, longas e retilíneas. A samambaia americana resulta de um melhoramento genético;
- A samambaia Argentina: é parecida com a Americana, mas, suas folhas são mais longas e ralas;
- Samambaia de metro: são recortadas e franjadas e seus ramos atingem mais de dois metros de comprimento;
- A samambaia Havaiana: é a espécie de samambaia que possui maior variedade hortícola;
- Samambaia Jamaica: possui raízes com aparência de cera e textura de arame, finos, verdes com pelos escuros, suas folhas têm cor verde esmeralda;
- Renda Francesa: possui folhas menores, mais cheias e compactas, elas podem ser usadas em centros de mesa;
- Renda Portuguesa: são caídas e plumosas, são cultivadas em vasos ou bacias.
Como decorar a casa usando samambaias
A princípio, apresentaremos algumas formas de como decorar a casa usando samambaias como complemento da decoração. Quem quer ter plantas dentro de casa, uma das grandes opções é apostar nas samambaias, sejam elas de qualquer espécie, ficando à escolha dos moradores da casa. Acompanhe agora as principais dicas para lidar bem com a planta.
Coloque as samambaias acompanhadas de outras espécies ou folhagens de sua escolha
Se configura na vinculação perfeita entre a natureza e o ambiente urbano. Sendo assim, organize um canto na sala, com várias samambaias de espécies diferentes, além de outras folhagens que você gosta. Essa organização também fica perfeita em jardins de inverno e locais externos cobertos.
Pendure as samambaias
Em primeiro lugar, usando um suporte, pendure as samambaias formando uma parede verde. Escolha um espaço em que não tenha contato direto com a luz solar. As samambaias gostam de claridade, mas sem luz direta.
Coloque as samambaias próximo às janelas
A saber: a claridade faz com que as samambaias cresçam com maior harmonia. Também modificam a vista da janela, principalmente se for em apartamentos, com outros prédios ao redor.
Não tenha medo de errar
Se você colocar várias samambaias nas paredes, vai criar um efeito verde e colorido, deixando o ambiente com aspecto de vida, tranquilidade e bem aconchegante. Com cara da casa da vó.
Produza estantes para as samambaias
Além de pendurar as samambaias, você pode fazer estantes e acomodar as plantas nela. Assim, você estará formando um jardim vertical e criará uma parede verde linda! Dessa forma, experimente fazer as estantes no local onde você usa como descanso, para ler o seu livro, para descansar. É muito relaxante.
Use samambaias na decoração da sala
Você pode, também, colocar as samambaias pequenas em cima da mesa de centro (mudas pequenas) ou na entrada da sala para separar ambientes, penduradas. Além disso, os suportes podem ser também de macramé, que dão um ar mais rústico ao ambiente.
Usando samambaias na cozinha
Você também tem a opção de, ainda, incluir as samambaias em cima dos armários aéreos da cozinha ou pendurá-las próximo às janelas. Além disso, outra opção é fazer prateleiras suspensas para colocar as samambaias. Mas, cuidado: não deixe o sol incidir diretamente sobre elas.
Como cuidar da samambaia?
Cuidar uma samambaia é bem fácil, somente precisamos nos atentar sobre os gostos da mesma:
- As samambaias não gostam de sol direto em suas folhas, mas tem preferência por lugares bem iluminados;
- Preferem os lugares arejados, mas não de vento forte, pois enrolam as suas folhas;
- Gostam de ter regas constantes para estar com a terra sempre úmida. Cuidado para não encharcar a terra;
- Gostam de água em suas folhas, sendo assim, borrife água nelas.
Por fim, a dica é: cultive samambaias em casa! Você tem diversas espécies para escolher, mas, independente da seleção, temos certeza que a sua casa ficará decorada com plantas que vão trazer luz e tranquilidade!
Aproveite as dicas e descubra uma nova cara para o seu lar!