Uma das dúvidas mais comuns entre as pessoas é como consultar o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, o processo de consulta é mais simples do que muitos imaginam.
O BPC é um benefício assistencial do Governo Federal vital para milhões de famílias brasileiras. Isso porque ele atende as pessoas em situação de vulnerabilidade, que não possuem meios de prover a sua subsistência.
A seguir, veja os passos para fazer a consulta do benefício online e conheça mais sobre como conseguir a sua aprovação.
Como consultar o BPC?
Ao todo, o BPC libera 4 formas diferentes de consulta ao benefício. São quatro canais disponíveis para melhor atender as necessidades do seu público. Conheça a seguir.
1 – Consulta do BPC pelo CPF no Meu INSS
O Meu INSS é o portal da previdência social que permite ao cidadão acessar informações e serviços da instituição. Dessa forma, é um dos canais disponíveis para consulta do BPC, tanto pelo site como pelo aplicativo.
Assim, veja o passo a passo para consultar o BPC pelo aplicativo Meu INSS:
- Primeiro, baixe e acesse o aplicativo Meu INSS no seu celular;
- Depois, faça o login com o Gov.br;
- Na página inicial, basta procurar pela opção “Meus benefícios” e clicar sobre ela;
- Assim, aparecerão na tela todas as informações relacionadas com o seu benefício.
2 – Central 135
Além do site e aplicativo, o INSS também conta com a Central de Atendimento Telefônica. Para usar essa opção, o beneficiários precisa ligar para o número 135.
Durante a ligação, será atendido por uma gravação. Assim, deverá informar o CPF do titular para ter acesso a todas as informações sobre o benefício.
3 – Atendimento presencial
Para as pessoas que não desejam utilizar os canais digitais, o INSS também oferece o atendimento presencial. Para isso, o beneficiário precisa se dirigir a uma das agências físicas da previdência social.
Mas, antes do atendimento de fato, é necessário fazer o agendamento da data e horário, por meio do site, aplicativo ou telefone.
4 – Consultar o BPC pelo nome
Por fim, um canal que muitas pessoas desconhecem permite a consulta do BPC pelo nome do beneficiário. Para isso, basta acessar o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União. Assim, basta seguir o passo a passo:
- Na página inicial do portal, clique em “Valor consolidado mensal por programa social e município”;
- Depois, clique em BPC, na aba “Tipo de benefício”;
- Na lateral esquerda (local dos filtros), insira informações sobre o período a ser pesquisado e o seu município;
- Clique em “Consultar”;
- Por fim, aparecerá uma lista de dados, com informações sobre os beneficiários, de acordo com as informações dos filtros.
Essa é uma opção de pesquisa ideal para quem deseja saber o BPC foi aprovado. Além disso, é uma verificação simples que não exige conta no Gov.br para acessar as informações.
Entenda mais sobre o BPC
O Benefício de Prestação Continuada faz parte de um programa do Governo Federal para garantir o sustento dos idosos e deficientes de baixa renda. Dessa maneira, para participar do programa, é necessário cumprir as seguintes regras:
- Ser pessoa com deficiência ou idoso com 65 anos ou mais;
- Ter renda familiar per capita inferior a um quarto do salário mínimo vigente (R$ 353 em 2024);
- Estar inscrito no CadÚnico;
- Possuir Número de Identificação Social (NIS).
Para garantir o recebimento do benefício, além de cumprir as regras anteriores, o candidato deve provar que não possui meios de garantir a sua renda e nem receber ajuda da família, por meio da renda mensal.
Por fim, após verificar que cumpre todas as regras, é possível fazer a solicitação diretamente do na previdência social, por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
Solicitando o BPC no INSS
Assim como consultar o BPC, a sua solicitação também pode ser feita pelo canais digitais da previdência (site ou aplicativo Meu INSS). Dessa forma, confira o passo a passo:
- Em primeiro lugar, acesse o site ou o aplicativo Meu INSS e faça o seu cadastro ou login;
- Na página inicial, clique em “Agendamentos/Solicitações” e depois em “Novo requerimento”;
- Depois, digite “BPC” na barra de pesquisa e selecione a opção “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência” ou “Benefício Assistencial ao Idoso”, conforme o seu caso;
- Em seguida, preencha os dados solicitados e anexe os documentos necessários;
- Por fim, confira as informações e conclua o requerimento;
- Acompanhe o andamento do seu pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Após seguir esses passos, os idosos acima de 65 anos precisam aguardar a aprovação para começar a receber os pagamentos mensais.
Porém, as pessoas com deficiência ainda terão que passar pela perícia médica, na data e horário informados durante o processo de solicitação.