Construir boas relações no trabalho é fundamental para manter um clima agradável dentro da empresa. Até porque, quando há conflitos interpessoais no trabalho, a tendência é que a produtividade e os resultados sejam menores, não é mesmo?
Por isso, neste texto trouxemos algumas considerações que podem lhe ajudar com as suas relações no trabalho. Acompanhe-nos.
Para construir boas relações no trabalho devemos ser empáticos, humildes e devemos deixar de lado a fofoca. Afinal, a fofoca no trabalho pode ser um caminho muito perigoso de julgamento errôneo e apontamentos nocivos.
Portanto, esteja aberto para ouvir e ver as pessoas como elas realmente são – e não como comentam por aí.
Dito isso, vamos agora às dicas de hoje:
A escuta ativa é uma peça-chave para a construção de boas relações no trabalho. Por meio dela você consegue escutar o que a pessoa tem a dizer, sem se deixar levar pelos seus julgamentos, ideias, estilo de vida, etc.
Foque em ouvir verdadeiramente a outra pessoa. E não permita que a sua forma de viver nuble os seus pensamentos na hora de interagir com alguém diferente. Do mesmo modo, tenha paciência para ouvir tudo o que o outro tem a dizer, sem interromper ou deduzir o que será dito.
Antes de falar algo ou tomar uma atitude importante, coloque-se no lugar do outro. A empatia no trabalho pode lhe ajudar a ser menos impulsivo, o que resulta em relações mais saudáveis.
Afinal, quando agimos por impulso podemos fazer com que um colega de trabalho se sinta lesado ou prejudicado, e isso pode resultar em conflitos interpessoais.
Pare de ficar julgando as outras pessoas! Sempre que perceber que a sua mente está elaborando um novo julgamento, mude o foco da situação.
Não existe como construir boas relações no trabalho se você sempre se deixa levar por preconceitos e pré-julgamentos.
Considere que todas as pessoas são diferentes. Cada uma tem o seu estilo de vida e forma de viver. E isso nos torna ainda mais incríveis.
Por isso, respeite o espaço do outro e não seja aquele tipo de pessoa que julga e se afasta do diferente.
Aprender a ouvir e a dar bons feedbacks também ajuda a construir boas relações no trabalho. Isso porque você conseguirá aprender coisas novas, quando alguém lhe der feedback, e poderá ajudar alguém, oferecendo um suporte e auxílio.
Por fim, para construir boas relações no trabalho é preciso estar ciente de que nem sempre nos daremos bem com todo mundo. E isso é muito normal.
Não existe alguma fórmula para agradar a todo mundo. O que podemos fazer é respeitar, sempre. Portanto, tenha isso em mente e pare de querer ser perfeito – o importante é ouvir e respeitar os outros no ambiente de trabalho. Sem julgamentos.