Conseguir conquistar o controle financeiro de maneira efetiva parece algo extremamente desafiador, e isso realmente é verdade em muitos casos. Porém, os desafios não necessariamente são impossíveis de serem vencidos, não é mesmo?
Por isso, neste texto, reunimos algumas considerações importantes para poder te ajudar a adquirir esse controle, visando reflexões que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal nesse sentido. Acompanhe e saiba mais!
Como conquistar o controle financeiro?
Antes de qualquer coisa, é muito importante que você tenha a consciência de que conseguir conquistar o controle financeiro não é algo simples ou replicável. Isto é, cada pessoa pode ter o seu próprio processo de desenvolvimento financeiro, e por isso a autorreflexão deve fazer parte da sua rotina.
Vejamos alguns aspectos que podem te ajudar a atingir esse objetivo:
1. Mudança de mentalidade
Pode parecer algo um pouco subjetivo, mas a realidade é que a maneira como encaramos as situações e nomeamos a nossa maneira de lidar com o dinheiro pode impactar profundamente o nosso controle financeiro.
Por exemplo, se você costuma fortalecer a ideia de que não consegue economizar de jeito nenhum, dizendo as outras pessoas que você “não tem jeito” para isso, talvez este seja o momento de começar a mudar essa mentalidade.
Afinal, se nós mesmos ficarmos fortalecendo crenças errôneas em nossas mentes, como poderemos conquistar o controle financeiro?
2. Conhecer a sua renda e custos
Conhecer profundamente a sua renda e todos os custos que você tem mensalmente também é indispensável. Pois não existe forma de conquistar o controle financeiro sem saber quanto se ganha e quanto se gasta. Simplesmente não tem como.
Por isso, inclusive, que tantos especialistas indicam a necessidade de termos planilhas com informações completas sobre os nossos gastos e rendimentos mensais. Isso nos ajuda a fazer cortes estratégicos e a implementar ações que façam o nosso dinheiro render mais.
3. Criar o hábito de anotar e acompanhar
Anote tudo o que você gasta e o que você recebe. Além de conhecer a renda e os custos de forma ampla, anote aquela comprinha de supermercado que parece inocente, mas que na verdade pode ser apenas a pontinha de uma infinidade de gastos.
Quando anotamos essas informações, seja no computador ou no papel mesmo, conseguimos perceber se estamos sendo muito impulsivos com alguma compra ou algo nesse sentido.
4. Autoconhecimento e autocontrole
Conhecer a si mesmo é uma das peças-chave para conquistar o controle financeiro. Se você conhece a si mesmo, consegue entender quais são os gatilhos que mais te fazem gastar dinheiro desnecessariamente.
Além disso, entende suas forças e fraquezas, fortalecendo o seu autocontrole. Você pode conquistar um maior controle na hora em que se deparar com uma promoção, por exemplo, pois entende que a decisão de compra é apenas reflexo de uma emoção muito presente na sua vida.
Esses conhecimentos mudam o jogo.
5. Planejamento para objetivos específicos
Ao invés de sempre comprar algo quando se depara com aquele item na prateleira de uma loja, que tal fazer uma lista do que precisa ser comprado e um planejamento para juntar o dinheiro para cada item? Isso pode te ajudar a evitar aquelas compras mais impulsivas e que costumam consumir o orçamento.
Essas dicas podem te ajudar a conquistar o controle financeiro. Boa sorte!