Como conciliar Enem e Concurso Público? Veja dicas de estudo

Saiba como conciliar estas duas provas importantes

Conciliar Enem e Concurso Público pode ser uma tarefa difícil. Porém, se você tem perseverança e força de vontade isso pode, sim, ser possível.

Com o fim do ano chegando, as expectativas para novos concursos também surgem. Ainda mais que em 2023, um novo governo assumirá o País.

E para quem prestará o Enem no próximo ano, as preocupações em garantir uma boa nota começam a surgir. Então, já é momento de se preparar para uma rotina de estudos mais intensa, para alcançar seus objetivos.

Se você quer saber mais sobre como conciliar os dois e aumentar seus pontos nas provas é só continuar com a gente. Pois, daremos dicas infalíveis para você obter bons resultados.

Entenda as diferenças entre o Enem e Concurso Público

Para quem iniciará ou cursa o terceiro ano do ensino médio já deve estar nos preparativos para o Enem 2023 (Exame Nacional Do Ensino Médio).

São duas etapas da prova mais aguardada pelos estudantes. O Exame é feito em dias diferentes e que consiste em avaliar o nível de aprendizagem do aluno.

O Enem é um concurso bem diferente dos demais. Pois, para realizá-lo com eficiência é preciso mais do que só dedicação. Na verdade, o bom senso e o raciocínio lógico, por exemplo, devem sempre estar presentes.

Entretanto, em alguns casos, para conseguir uma boa colocação entre os candidatos do concurso público a nota do Enem pode fazer toda a diferença. Todavia, esse método não é muito comum, mas vale a pena conferir antes de inscrever para a vaga desejada.

Conheça alguns métodos simples para conciliar os estudos

O fim do ano é sempre repleto de oportunidades para você realizar os concursos públicos. Afinal, é a chance de ingressar na carreira pública e garantir um emprego seguro e estável.

Geralmente o Enem acontece em novembro. Portanto, o ideal é já ir se preparando para as provas em 2023. Dessa forma, com um tempo mais estendido fica mais fácil conciliar os estudos para realizar os dois projetos.

Um dos métodos mais tradicionais é estudar provas anteriores. Então, o ideal é analisa-las para medir qual a incidência de cada matéria. Desse modo, o estudante pode reforçar aquilo que tem mais dificuldade.

Outra dica importante é ler o edital para o Enem ou concurso público. Pois, nele constam várias informações sobre os assuntos, que são abordados nas provas. Logo, isso te ajudará a saber quais tópicos de cada área do conhecimento você deve estudar.

Fazer simulados

Seja para o Exame Nacional do Ensino Médio ou para concursos, a forma mais fácil de conquistar a aprovação nas provas é estudar muito.

O Enem é a porta de entrada para as Universidades. Enquanto, os concursos públicos garantem uma excelente carreira profissional com remunerações muito atrativas.

Para se preparar para ambas as provas é necessária muita dedicação e foco nos estudos. Por isso, uma boa opção é procurar por simulados, ademais, o ideal é separar um dia da semana para refazer provas antigas.

É importante também alternar estratégias de prova em cada simulado para aprender de que forma você rende mais. Exemplificando, começar por uma matéria que tem mais facilidade ajuda a aliviar o nervosismo.

Porém, se der preferência para aquelas que têm mais dificuldade enquanto está com a mente mais fresca, também pode ser uma boa alternativa.

Veja mais duas dicas de estudos para fazer o Enem e concurso público

Já sabemos que a base para realizar uma boa prova seja para o Enem ou para um Concurso Público são os estudos.

Mas vale lembrar também que nos dias de provas você vai dividir a sala com vários concorrentes. Por isso, estudar em silêncio total não é uma boa alternativa.

Na hora de estudar procure deixar uma janela aberta. Além disso, coloque uma música para não ficar totalmente em silêncio. Pois, caso você não se acostume com os barulhos, poderá se desconcentrar facilmente na hora da prova.

A redação é uma das questões que mais preocupam os candidatos, os temas normalmente são a surpresa da prova. Portanto, é muito importante estar ligado nos conhecimentos gerais em maior evidência, pois, são os que têm potencial de se tornar tema da redação.

Diante dessas dicas especiais que oferecemos para você, o fato é que manter a calma e tranquilidade são elementos essenciais para garantir uma boa colocação no Enem ou Concurso Público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.