Com o fim do ano chegando, o interesse em viagens de avião aumenta e a busca por preços mais em conta aumenta. Isso aumenta brechas para consumidores caírem em armadilhas como as da 123 Milhas e do Hurb e até golpes ainda piores que visam dados financeiros, como os de cartões de crédito.
O caso da 123 Milhas e do Hurb virou notícia porque as duas empresas prometiam preços que não conseguiam cumprir. Isso obrigava o adiamento ou cancelamento da viagem e, com o número crescendo de pedidos de estorno feitos por clientes, ambas as empresas acabaram entrando em colapso.
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Apesar da facilidade atual de reservar produtos e serviços de viagem, certos cuidados são necessários. Segundo a Decolar, plataforma de viagens, faz uma série de recomendações precisam ser seguidas para que os viajantes possam comprar suas viagens de forma segura, como forma de prevenção contra fraudes. Confira as recomendações:
- Reservar com empresas de viagens reconhecidas: escolha empresas que contam com experiência, tecnologia e altos padrões de segurança para a compra de produtos e serviços de viagens.
- Certifique-se da segurança do site: verifique se o site conta com as condições de segurança necessárias. Por exemplo, ter o https:// em seu link e um ícone de cadeado fechado logo à esquerda do domínio da web, indicando que o site mantém seus dados protegidos. Além disso, escolha um site que tenha certificados de segurança, como o PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), que protege informações confidenciais sobre cartões de pagamento.
- Conecte-se a uma rede segura: utilize uma rede de internet criptografada ao realizar as suas pesquisas e a reserva, para evitar o roubo de suas informações e dados pessoais.
De olho nos contatos com empresas
Outra questão são as armadilhas feitas por hackers que estão em busca de vítimas fáceis. Eles usam o chamado phishing, método que simula um e-mail de empresa idôneas oferecendo promoções muitas vezes boas demais para serem verdade.
Por isso, é preciso que o consumidor sempre verifique se o domínio é confiável. Ele não pode ter erros ortográficos e nem tentar disfarçar ser de uma empresa. Além disso, não deve pedir que você se conecte fora do site para realizar qualquer atividade ou transação.
A Decolar, por exemplo, diz que não realiza nenhum tipo de abordagem nas redes sociais ou sites de relacionamento, tampouco disponibiliza e-mails de contato com domínios distintos de @decolar.com.
Por isso, sempre que for comprar uma passagem de avião, busque os canais oficiais das agências de viagens, companhias aéreas ou desses agregadores de passagens como a Decolar. Já para fazer o contato para suporte, busque os perfis oficiais nas redes sociais (com selos de verificação) ou o e-mail ou telefone que estão no site oficial.
Atenção na hora da compra
Mais dicas para proteção no ato da compra:
Proteja seus dados: nunca informe por DM (Direct Messages), Messenger ou em comentários públicos os seus dados pessoais e sensíveis, tais como: RG, RNE, CPF, Passaporte, nome completo, ticket da passagem, código da compra ou localizador. No caso da Decolar, qualquer pedido de confirmação de dados é solicitado via e-mail com um link de direcionamento a um ambiente seguro próprio, onde o cliente preenche seus dados.
Verifique a segurança da plataforma de pagamento: as empresas de viagens aéreas costumam utilizar somente meios de pagamentos oficiais (cartão de crédito, boleto bancário, transferência bancária e Pix) e não solicita pagamento de adiantamentos por meio de depósito bancário ou transferência bancária por Pix para pessoas físicas (CPF) ou pessoas jurídicas (CNPJ). Qualquer tipo de solicitação de pagamento fora do sistema de segurança de uma empresa precisa ser visto como ponto de atenção.
Também se atente que é incomum que empresas desse ramo de atuação vendam de forma direta por redes sociais e aplicativos de mensagens. Desconfie sempre de um contato direto vindo delas por esse tipo de fonte.