É possível aliviar as dores nas articulações com receitas caseiras e cuidados no dia a dia que tendem a diminuir as inflamações e elevar a flexibilidade do corpo. Para isso, é preciso seguir uma rotina que priorize os cuidados com as articulações para desencadear um equilíbrio maior no organismo. Para tanto, acompanhe o nosso conteúdo e saiba como proceder.
Para aliviar as dores nas articulações é preciso, antes de qualquer coisa, reconhecer a causa do problema. Por exemplo, se a dor estiver associada à torções ou lesões, é preciso cuidar com alongamentos, compressas frias e analgésicos.
Em contrapartida, se as dores se envolverem com inflamações como a artrite, o ideal é investir em compressas quentes, alimentação adequada e chás anti-inflamatórios. Abaixo damos mais detalhes.
Como mencionamos, cada tipo de compressa requer uma finalidade diferente. No caso das compressas com água quente, o intuito é promover o relaxamento e a dilatação das artérias, desencadeando uma sensação de bem-estar e diminuição da dor.
Por outro lado, as compressas frias tem por objetivo diminuir dores e inchaços causados por torções ou impactos intensos nas articulações. Nestes casos, você pode usar bolsas com gelo envolvidas em um pano fralda, para não aplicar o gelo diretamente na pele e acabar por agredi-la.
Alongamentos suaves e recomendados pelo especialista também são ótimas formas de aliviar as dores nas articulações. Isso porque quanto mais parado ficarmos, maiores serão as chances de a articulação ser cada vez mais dolorida.
Os chás analgésicos e anti-inflamatórios podem ser utilizados tanto nas dores causadas por inflamações, quanto nas dores causadas por traumas. Afinal, ambas as propriedades desempenham um papel fundamental na recuperação e na saúde das articulações.
Dentre as opções mais interessantes, podemos citar o chá de gengibre como um potente ingrediente com poder analgésico. Além disso, o chá de alho também é rico em propriedades anti-inflamatórias e pode ser consumido para esse fim.
Os níveis de cortisol no organismo também podem ser responsáveis por apresentar uma piora nas dores nas articulações. Por isso, o ideal é que você evite os picos de estresse recorrentes para, dessa forma, diminuir os níveis do hormônio cortisol no corpo.
Por fim, outra forma muito eficiente de aliviar as dores nas articulações é mantendo o corpo mais ativo, apostando em exercícios de baixo impacto. A caminhada diária, por exemplo, pode ser uma ótima forma de manter as articulações mais ativas, flexíveis e menos doloridas.
Lembre-se apenas de apostar em um exercício que seja adequado às suas necessidades, e considere sempre a opinião do educador físico. Dessa forma, certamente você terá muito mais qualidade de vida e menos dores para atrapalhar a sua rotina.