Para que serve as compressas de água quente?

As compressas de água quente são muito utilizadas no dia-a-dia, especialmente das mulheres, que sofrem com dores menstruais. Trata-se de uma técnica de tratamento muito simples, e que visa aliviar dores, diminuir tensões e promover relaxamento depois de dias intensos e corridos.

Para entender todas as vantagens, acompanhe o nosso conteúdo e aprenda a usar a compressa de água quente para os tratamentos certos!

Para que serve as compressas de água quente?

Como mencionamos, de maneira geral, as compressas de água quente poderão ser utilizadas para diminuir dores causadas por tensões, inflamações e até mesmo algumas doenças crônicas e reumáticas. Veja abaixo cinco funções dessa compressa:

1- Relaxa as fibras musculares

A água quente, por si só, já é capaz de aliviar dores musculares, por conta do relaxamento que promove nas fibras dos músculos. Isso faz com que a tensão diminua e, consequentemente, os movimentos do corpo sejam “mais livres” e menos doloridos. Esse tipo de compressa pode ser usada dias depois de treinos intensos.

2- Alivia dores menstruais

Como mencionamos no começo de nosso artigo, as mulheres tendem a ser muito beneficiadas nos períodos de TPM. Isso porque a água quente, em forma de compressa, irá agir de duas formas:

  • Relaxando as contrações uterinas e diminuindo a dor da cólica por conta disso; e
  • Impedindo que o sangue dentro do útero coagule, facilitando a expulsão da menstruação.

Entretanto, nesse caso é importante manter a temperatura constante, para evitar o resfriamento da região e a piora da dor.

3- Diminui as dores de doenças reumáticas

Para quem sofre com dores reumáticas, como artrose e artrite, a compressa diminuirá o dolorido a partir do momento em que proporcionará um maior relaxamento da região do corpo que será aquecida. Basta posicionar a compressa de água quente em cima da articulação dolorida e relaxar.

4- Promove relaxamento e bem-estar

Você não precisa estar sentindo alguma dor específica para usar as compressas de água quente. Um dia muito estressante, por si só, pode ser a razão pela qual você use uma compressa quente.

Você poderá aquecer a água e, com a bolsa que você tiver em casa, posicionar a compressa em seus ombros, pescoço ou costas.

Isso fará com que você sinta um alívio na sensação de “aceleração” e irritabilidade, promovendo assim, bem-estar e tranquilidade.

5- Melhora a circulação sanguínea

Por fim, outro benefício interessante da compressa de água quente é que ela dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue.

Como consequência, pode ser sua aliada contra inchaços e a retenção de líquidos por exemplo, tendo em vista que os líquidos serão levados pela corrente sanguínea com mais facilidade e, mais tarde, expelidos pela urina.

 

Viu só como as compressas de água quente podem trazer muitos benefícios para você e toda a sua saúde? Invista nesse tipo de autocuidado e tenha uma vida muito mais leve e um dia-a-dia mais confortável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.