Atualmente abrir uma empresa online é muito fácil, rápido e seguro, uma vez que o avanço da internet possibilita esta ação. Afinal, digitalizar os trâmites ajuda na redução da burocracia e facilita que se formalize os negócios. Veja a seguir se é possível realizar esse procedimento e qual o passo a passo para conseguir.
Como abrir uma empresa online em 2022?
Na sequência iremos apresentar ações que você, enquanto empreendedor, precisa ter para abrir a sua empresa online.
Tenha em mãos todos os documentos necessários
Os documentos necessários são requisitados pela Receita Federal, e dependem do tipo de empresa que você pretende abrir. Mas, os mais solicitados são:
- 3 vias do Contrato Social, ou Estatuto ou Requerimento de Empresário Individual;
- RG e CPF dos sócios da empresa, em cópia autenticada em cartório;
- Requerimento padrão oferecido pela Junta Comercial;
- FNC (Ficha de Cadastro Nacional), em seus modelos 1 e 2;
- Pagar taxas de DARF.
Utilize o aplicativo de Coleta Online da Receita Federal, e preencha a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica, informando: razão social, ramo de atividade, endereço quadro de sócios da participação de cada um no capital social da empresa.
Realize o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas
Somente com a solicitação deste registro, é possível que você tenha o CNPJ (Cadastro nacional de Pessoa Jurídica). Dessa forma, a empresa passa a existir de maneira oficial.
Solicite o CNPJ junto à Receita Federal
Para solicitar o CNPJ junto à Receita Federal, você pode utilizar o site Receitanet, e realizar da seguinte maneira:
- Realize o cadastro na plataforma, digitando os dados pessoais seus e dos sócios da empresa;
- Para salvar os dados clique na opção “Gravar para entrega à receita Federal brasileira”;
- Clique em “Documento” e na sequência, clique em “Transmitir via internet”;
- Imprima o documento emitido pela Receita Federal que confirma os dados repassados, com os dados de protocolo para acompanhar o processo.
Determine qual é o melhor formato para a sua empresa
Se você vai abrir uma empresa online, precisa entender o formato da empresa. Ele é determinado pela previsão de faturamento anual e quanto à presença de sócios, bem como o ramo de atividade. Que poderá ser:
- EI – Empresa Individual;
- LTDA – Sociedade Limitada;
- ME – Microempresa;
- EPP – Empresa de Pequeno Porte;
- MEI – Microempreendedor Individual;
- EIRELI – Empresário Individual de Responsabilidade Limitada.
Determine qual é a atividade principal da empresa
Você precisa determinar a atividade principal da empresa dentre as estabelecidas pelo CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas). Buscando a atividade principal no CNAE, você terá o código da atividade, bem como os requisitos para enquadramento no regime tributário.
Defina o regime tributário que sua empresa irá pertencer
O regime tributário, está vinculado ao enquadramento da atividade da empresa, seu porte e seu faturamento anual. Assim, é previsto na legislação brasileira 3 regimes tributários:
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Ter essa definição facilita a abrir uma empresa online, sem sair de casa.
Providencie os Alvarás de Localização e Funcionamento
O Alvará de Localização é emitido pelo Corpo de Bombeiros, que autoriza o funcionamento da sua empresa naquele local de escolha. Assim, um funcionário irá até a sua empresa e constatará se atende as questões de segurança, construção e características do negócio.
Já o Alvará de Funcionamento você deve solicitar na Prefeitura da sua cidade, que significa a autorização para o funcionamento de sua empresa na cidade.
Solicite a Inscrição Estadual
Normalmente a Inscrição Estadual é obtida junto com o CNPJ, utilizando o mesmo cadastro. Em algumas cidades, a empresa deve ter a Inscrição estadual para a emissão do Alvará de Funcionamento.
A Inscrição Estadual é necessária principalmente para a obtenção do cadastro com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).
Quais são as vantagens de abrir uma empresa online?
Sabe-se que existem 2 maneiras de se abrir uma empresa: online ou física. Mas abrir uma empresa de maneira online oferece algumas vantagens como:
- Rapidez e agilidade: para obter o CNPJ é possível conseguir em 15 dias úteis, no caso de empresas de serviços;
- Redução de custo com contadores: os preços variam entre R$ 300,00 e R$ 1.000,00, dependendo da necessidade de serviço prestado;
- Redução de papéis: como os documentos são encaminhados de maneira online, reduz a quantidade de papéis em cada órgão, bem como o tempo em cartórios;
- Suporte e atendimento: se você tiver dúvidas é possível obter supor e atendimento diretamente pelos aplicativos e plataformas disponíveis.
Em caso de dúvidas maiores, procure ajuda profissional de um contador ou de uma assessoria contábil. Vale a pena, pois eles já sabem como encaminhar de forma acertada.
Agora que você já sabe como abrir uma empresa online, planeje seu negócio e entre no empreendedorismo de forma legalizada.