Conforme informa o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), a Coleta Seletiva Solidária faz parte das ações sustentáveis planejadas.
Após a sua implantação, haverá a consecução das demais etapas previstas. A PR conta com um programa chamado Coleta Seletiva Solidária, cujo objetivo é a coleta dos resíduos recicláveis descartados com vistas à disposição ambientalmente adequada e geração de renda às entidades e seus cooperados, visando, sobretudo, a adequada disposição dos materiais, minimizando os impactos ao meio ambiente, ressalta o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS).
O Chamamento Público nº 0001/2019, elaborado pela Presidência da República com a finalidade de selecionar associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis nas dependências da Presidência da República, possui dispositivos e formulário específico para a realização do levantamento dos quantitativos e especificação dos materiais recicláveis. Atualmente os indicadores monitorados pelo Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), são os seguintes itens: papel, papelão e plásticos.
Conforme consta no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), no que tange à separação dos resíduos recicláveis descartados na fonte geradora, a COAGE/DILOG/SA informa que o serviço de limpeza é realizado em alinhamento com a coleta seletiva.
Nesse sentido, foram instaladas lixeiras que permitem a separação dos resíduos de acordo com suas características, além de lixeiras compartimentadas dispostas nas dependências com a finalidade de separar o descarte e, por conseguinte, a coleta pelos colaboradores do serviço de limpeza.
Cumpre esclarecer, que a COAGE/DILOG/SA, tem exigido da empresa prestadora dos serviços de limpeza, capacitações dos colaboradores relativo a separação e descarte dos resíduos.
Foram coletados na Presidência da República no período de janeiro de 2020 a junho de 2021 um total de 42.955 Kg de resíduos recicláveis, com geração de renda para as associações e cooperativas de catadores a monta de R$ 16.936,21 (dezesseis mil, novecentos e trinta e seis reais e vinte e um centavos).
O uso de papel tem sido alvo de redução desde a chegada do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), entretanto, as impressões continuam acontecendo no âmbito da PR. Deste modo, com vistas a diminuir o impacto ambiental dessa atividade, todo o papel descartado é destinado à coleta pelas cooperativas de reciclagem, não sendo realizada a sua reutilização.
Por fim, cumpre esclarecer que as atividades relacionadas à Coleta Seletiva são aprimoradas com base nas lições aprendidas ao longo da implementação e gestão do programa, identificando as necessidades, desafios e oportunidades, destaca o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) através de documento oficial.