Lidar com um colaborador acomodado é algo que requer certa paciência e dedicação por parte dos gestores. Afinal, a primeira coisa que pode passar na cabeça de alguém é que o colega é “preguiçoso” e sem vontade de trabalhar. Porém, nem sempre essa é a realidade.
Nunca sabemos, de fato, o que se passa na mente da outra pessoa – se não questionarmos. Portanto, o comportamento dela pode estar mais associado ao estilo de vida e até mesmo à saúde mental.
Sendo assim, a conversa franca pode ajudar a lidar com esse tipo de colaborador, assim como outras ações conjuntas. A seguir discutimos sobre elas.
Como lidar com um colaborador acomodado?
Para lidar com um colaborador acomodado, uma série de ações podem ser colocadas em prática. Veja as nossas ideias a seguir:
1. Dê sempre bons feedbacks
Os feedbacks são fundamentais em qualquer ambiente de trabalho. Por meio deles é possível desenvolver os colaboradores da melhor maneira possível. Afinal, torna-se viável apontar os fatores positivos e negativos da atuação do sujeito, fazendo com que este reflita e busque o seu próprio desenvolvimento profissional.
No entanto, saiba dar um feedback que seja de qualidade. Nada de ofender o colaborador, chamando-o de algo pejorativo, como “desligado” ou “preguiçoso”. Isso porque essas ofensas em nada ajudam, e ainda podem “ligar” o modo defensivo do colaborador.
Portanto, seja compreensível e sensível na hora de dar bons feedbacks.
2. Atente-se à sua forma de delegar funções e atividades
Às vezes, você crê que tem um colaborador acomodado, mas, na prática, quem está cometendo alguns equívocos é você.
Portanto, parta para a autoanálise e avalie até que ponto você tem, realmente, oferecido funções condizentes ao perfil do colaborador. Se ele for superqualificado para algumas tarefas, poderá executá-las muito rápido, ficando na monotonia depois.
Ao mesmo tempo, a forma como você delega a função, ou seja, passa as informações do que deve ser feito, também impacta na maneira como o colaborador irá atuar. Portanto, fique atento a isso.
3. Incentive toda a equipe a ir além
Incentive a sua equipe, sempre que possível. Mostre o poder da proatividade e esteja sempre instigando a busca por um crescimento dentro do trabalho.
Isso poderá servir de inspiração para todos e, inclusive, para aquele colaborador acomodado. Afinal, às vezes um empurrãozinho pode ajudá-lo a abrir a mente e encontrar novos horizontes.
Vale ressaltar, ainda, que você deve ser o espelho do seu time. Isto é, se você não for uma pessoa proativa, automaticamente fará com que o seu time também acabe se acomodando.
4. Reconheça aqueles que vão além
Reconhecer o esforço de cada colaborador, em público, pode servir de estopim para que os demais também busquem novos patamares, dia após dia.
Por isso, nunca se esqueça de enaltecer os feitos positivos de cada colaborador, pois isso poderá servir de incentivo para o crescimento de todos os outros.
Afinal, quem é que gosta de ser super ativo e produtivo sem ter nenhum reconhecimento sobre isso? Pois é! Reconheça o esforço de cada um e mostre isso para todos, a fim de impulsionar, inclusive, o colaborador acomodado. 🙂