O Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024, realizado em 18 de agosto, marcou um marco significativo na história dos concursos públicos no Brasil. Com a participação de milhares de candidatos em todo o país, o processo envolveu uma logística reversa para garantir a integridade e a transparência do certame. Veja a seguir, todos os detalhes revelados pelas autoridades sobre o acesso aos cartões-resposta e o processo de devolução das taxas de inscrição.
A logística reversa do CNU
Após a realização das provas objetivas e discursivas em dois turnos, o CNU iniciou a fase fundamental da logística reversa. Este processo contou com o apoio de vários órgãos de segurança, incluindo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Força Nacional, as secretarias estaduais de Segurança e o Ministério da Justiça.
Portanto, de acordo com Alexandre Retamal, coordenador de logística do CNU, a colaboração desses órgãos foi fundamental para garantir a integridade e a segurança do transporte dos materiais das provas. “O processo da logística reversa, assim como todas as outras etapas do CNU, contou com o apoio de todos os órgãos de Segurança”, explicou Retamal.
Digitalização dos cartões-resposta
Com a chegada dos materiais na sede da Cesgranrio, responsável pela organização do concurso, todos os cartões-resposta e outros documentos passarão por um processo rigoroso de digitalização. Desse modo, essa etapa é necessária para preservar os registros e assegurar o acesso adequado às informações.
“Isso garante que todos os registros serão preservados de forma adequada e que o acesso às informações estará assegurado”, ressaltou o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Acesso aos cartões-resposta para candidatos
Conforme previsto no edital do concurso, os candidatos terão acesso às imagens digitalizadas de seus cartões-resposta a partir das 10h do dia 10 de setembro. Portanto, essa medida visa promover a transparência e permitir que os participantes verifiquem suas respostas antes da divulgação dos resultados finais.
Os candidatos poderão acessar esse material por meio da área do candidato na página oficial do CNU. Ademais, essa iniciativa reforça o compromisso do governo com a lisura do processo e garante aos participantes a oportunidade de acompanhar de perto as etapas do concurso.
Devolução da taxa de inscrição
Em um comunicado divulgado na última quinta-feira, 29 de agosto, o Governo Federal esclareceu os detalhes sobre o processo de devolução da taxa de inscrição do CNU. Essa medida foi adotada para beneficiar os candidatos que foram prejudicados pelo adiamento das provas, inicialmente previstas para 5 de maio, devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
Sendo assim, de acordo com o comunicado, a devolução da taxa de inscrição começará a ser processada após a finalização da digitalização dos cartões-resposta. Portanto, esse procedimento é necessário para comprovar as ausências e presenças durante a aplicação das provas, garantindo a legitimidade dos pedidos de reembolso.
“As pessoas que solicitaram a devolução conforme as regras e prazos estabelecidos nos editais do CNU deverão aguardar a conclusão desses procedimentos. A partir de então, o Ministério da Gestão comunicará os procedimentos para devolução”, informou o governo.
Pedidos de devolução da taxa
Os pedidos de devolução da taxa de inscrição foram aceitos entre os dias 5 e 7 de julho, destinados a candidatos com residência no Rio Grande do Sul que fariam a prova em outros estados, ou que residiam em outros estados e realizariam o exame no estado gaúcho.
Ao todo, 31.050 pedidos de devolução da taxa de inscrição foram feitos, representando 1,46% do total de inscritos em todo o país. No entanto, esse número reflete os esforços do governo para minimizar os impactos causados pelo adiamento das provas e garantir a equidade para todos os participantes.
Próximas etapas do CNU
Com a conclusão da etapa de aplicação das provas, o CNU segue seu cronograma rumo à divulgação dos resultados finais. Diante disso, confira as principais datas e etapas:
- 10 de setembro: Disponibilização das imagens dos cartões-resposta para os candidatos.
- 8 de outubro: Divulgação das notas finais das provas objetivas e das notas preliminares da prova discursiva.
- 21 de novembro: Divulgação final dos resultados.
- Janeiro de 2025: Início da convocação para posse e dos cursos de formação.
- Dezembro de 2024: Início das chamadas para cargos que têm o curso de formação como etapa do concurso.