CNPq não irá participar de Concurso Nacional Unificado

Órgão fará concurso próprio.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou recentemente que não irá participar do Concurso Nacional Unificado. Isto é, apesar de estar na lista do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

Nesse sentido, o órgão destacou que seu edital já se encontra com os trâmites necessários para publicação bem adiantado. Portanto, esta é a razão pela qual não irá aderir ao novo método avaliativo.

Inclusive, recentemente, ocorreu a contratação da banca organizadora para a coordenação de seu próximo processo seletivo. 

A divulgação oficial destas informações ocorreu pela Coordenadora de Administração de Pessoa (Coape) do órgão, durante a última terça-feira, 19 de setembro. 

A notícia acabou deixando muitos interessados em participar do próximo concurso da instituição em dúvida. Isto é, visto que o MGI publicou uma lista de órgãos confirmados no último dia 18 deste mês. Dentre estes, o CNPq constava com 50 vagas. 

Veja também: Concurso Nacional Unificado não inclui Bacen

Np entanto, apesar da informação do Coape, o setor responsável pela comunicação do órgão ainda não se pronunciou sobre o tema. Ademais, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pasta responsável pela análise e liberação de editais federais, também deve se manifestar.

Edital pode sair em breve

Em relação à publicação de seu novo edital, o CNPq pontuou que, até o momento, não existe nenhuma data certa.

No entanto, de acordo com a portaria que autorizou um novo processo seletivo ao órgão, o prazo máximo para a publicação do edital vai até o mês de dezembro deste ano de 2023.

Além disso, a autarquia trabalha para conseguir efetuar a publicação do documento antes do encerramento do período. 

A expectativa é de que as avaliações do novo certame sejam já no mês de novembro deste ano. Então, há previsão de que as nomeações serão em dezembro de 2023. 

Como o espaço entre as provas e a publicação do edital é de dois meses, a expectativa de vários candidatos é de que o edital seja realmente publicado no decorrer deste mês.

Concurso deverá contar com a oferta de até 282 vagas

A liberação do Governo Federal ao Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico visa o preenchimento de 50 vagas para a carreira de analista em ciência e tecnologia. Contudo, o número de vagas pode ser até seis vezes maior do que o número publicado inicialmente. 

De acordo com membros do órgão, então, o próximo certame da instituição deverá contar com um cadastro de reserva de 232 vagas. Desta forma, o processo seletivo deverá contar com a presença de 282 oportunidades. 

Além disso, haverá a correção de 464 avaliações discursivas, o que representa o número de vagas do cadastro de reserva. 

O próximo concurso do CNPq será composto por exames objetivos e discursivas, em Brasília, no Distrito Federal. 

O posto de analista em ciência e tecnologia se direciona para candidatos que apresentem formação superior, independentemente da área. Assim, o cargo conta com uma remuneração inicial de R$ 5.869,48, já com o acréscimo dos R$ 658 referentes ao novo valor do Auxílio Alimentação.

Durante o mês de agosto, o CNPq formalizou a contratação do Cebraspe para ficar responsável pela coordenação de seu próximo concurso. Desse modo, a empresa assumirá as inscrições para o certame, aplicação das avaliações e divulgação dos resultados finais, por exemplo. 

Veja também: Concurso Nacional Unificado CONFIRMA órgãos que vão participar

A publicação da dispensa de licitação que confirma a seleção da banca como organizadora foi em edição do Diário Oficial da União do dia 16 de agosto deste ano.

Como foi o último processo seletivo do CNPq

O último concurso público para o preenchimento do quadro de servidores do CNPq foi no ano de 2010, sendo também organizado pelo Cebraspe.  

Na época, então, o processo seletivo contou com a oferta de 95 vagas, sendo deste número:

  • 46 para o posto de analista em ciência e tecnologia; e
  • 49 para a função de assistente, sendo esta de nível médio. 

Todos os participantes do certame foram submetidos a provas objetivas e discursivas, tendo os exames a duração de quatro horas e trinta minutos. 

A etapa objetiva contou com um total de 120 questões, que abordavam os seguintes assuntos: 

  • Língua Portuguesa; 
  • Noções de Informática; 
  • Atualidades; 
  • Conhecimentos Específicos; 
  • Inglês e Espanhol, somente cobrada para o posto de analista.

Para obter a aprovação no processo seletivo, portanto, cada candidato deveria:

  • Alcançar uma pontuação igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Básicos;
  • Ter nota igual ou superior a 21 pontos em Conhecimentos Específicos; e
  • Não possuir nota abaixo a 36 pontos no somatório das duas avaliações.

Então, os candidatos aprovados nos exames, que preteriam ao cargo de analista, ainda seriam submetidos a mais uma etapa, ou seja, uma prova de títulos.

O processo seletivo contou com um período de validade de um ano, podendo se prorrogar por igual período.

O que faz o CNPq?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) se trata de um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Este, então, tem como atribuições o incentivo da pesquisa científica, tecnológica e de inovação para promover uma maior formação de recursos humanos em todos os setores do conhecimento.

Criado no ano de 1951, o órgão conta com um grande papel na confecção e andamento de diversas políticas públicas voltadas aos setores da ciência, inovação e tecnologia.

Desse modo, este tem como alguns de suas competências, por exemplo:

  • Promover e fomentar o desenvolvimento e a manutenção da pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento;
  • Promover e fomentar a pesquisa científica e tecnológica e capacitação de recursos humanos voltadas às questões de relevância econômica e social relacionadas às necessidades específicas de setores de importância nacional ou regional;
  • Promover e fomentar a inovação tecnológica;
  • Promover, implantar e manter mecanismos de coleta, análise, armazenamento, difusão e intercâmbio de dados e informações sobre o desenvolvimento da ciência e tecnologia;
  • Credenciar instituições para, nos termos da legislação pertinente, importar bens com benefícios fiscais destinados a atividades diretamente relacionadas com pesquisa científica e tecnológica.

Veja também: Concurso Nacional Unificado confirma que MAPA participará

Portanto, aqueles que passarem no concurso do CNPq deverão exercer suas funções com base nesses objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.