Clima e Tempo: RESUMÃO COMPLETO para ENEM e vestibulares
Tudo aquilo que pode ser cobrado na sua prova!
Clima e Tempo: tudo aquilo que você precisa saber para as suas provas
Clima e Tempo são dois assuntos muito conectados, porém que possuem algumas diferenças entre si. De qualquer forma, a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e os vestibulares abordam com frequência esses temas dentro de questões de geografia.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre Clima e Tempo para que você garanta um bom desempenho nas suas provas.
Clima e Tempo: qual a diferença?
Apesar de parecidos, existem algumas diferenças que separam os dois termos. Tenha em mente que o tempo é a condição climática de momento, ou seja, um dia ensolarado, uma semana chuvosa, etc.
O clima, por sua vez, é o resultado da análise do tempo durante 25 anos, resultando em climas tropicais, temperados, áridos, polares, dentre outros.
Elementos do clima: quais são eles?
O clima possui alguns elementos que o afetam de diferentes formas. Vamos conhecer casa um deles a seguir.
Elementos do clima: temperatura
A temperatura é a quantidade de calor presente na atmosfera em um dado momento e está relacionada com a incidência de raios solares, fonte de energia que fornece calor à Terra.
Elementos do clima: pressão atmosférica
A pressão atmosférica se caracteriza como a força que o ar exerce na superfície terrestre. Ela possui duas variantes: altitude e temperatura.
- Alta pressão = Menores altitudes e temperaturas.
- Baixa pressão = Maiores altitudes e temperaturas.
Elementos do clima: umidade
A umidade é a quantidade de vapor d’água existente na atmosfera, seja ela no estado sólido líquido ou gasoso.
Elementos do clima: ventos
Um vento é um ar em deslocamento, sua velocidade é determinada pela diferença de pressão envolvida. Ele pode ser fraco, moderado e forte.
Elementos do clima: monções
Existem dois tipos de monções:
- Monção de Inverno:
Armazenamento de Calor na superfície do Índico, gerando um centro de baixa pressão que recebe as geladas massas vindas da Sibéria, provocando uma diminuição notável na temperatura.
- Monção de Verão:
Marcada pelo aquecimento da superfície continental. Zonas de baixa pressão são formadas e essas passam a receber as massas de ar úmidas vindas do oceano.