Clássicos do vestibular: O Velho da Horta, de Gil Vicente - Notícias Concursos

Clássicos do vestibular: O Velho da Horta, de Gil Vicente

Gil Vicente (c. 1465 – c. 1536) foi um grande poeta português e ficou conhecido também como o primeiro grande dramaturgo de Portugal. Desse modo, o autor possui diversas obras teatrais que são consideradas obras-primas até hoje, exemplo disso é o famoso texto O Auto da Barca do Inferno, de 1516.

Outro texto seu de destaque é a peça intitulada O Velho da Horta. Publicada pela primeira vez em 1512, a obra é bem estruturada em início, meio e fim. Centrada na mesma personagem durante todo o seu desenvolvimento, a peça traz uma sequência de episódios sobre a personagem central e tais episódios se passam em um mesmo cenário, a horta. Assim, só se sabe dos fatos que se passam fora da horta porque há narração dos mesmos em cena.

Enredo e características da obra

Todo os episódios da peça possuem seu desfecho e certo tom de comicidade. Como em outras peças de Gil Vicente, em O Velho da Horta há a apresentação de tipos, dentre os quais há dois centrais: o Velho apaixonado e a Moça por quem ele se enamora. Desse modo, enquanto o Velho persegue seu sonho por conta de um amor imprudente e obcecado, a Moça responde as suas investidas com sarcasmos e ironias.

Nesse processo, uma Alcoviteira que percebe uma oportunidade de lucrar e oferece seus serviços para garantir ao Velho que ele conseguirá o que deseja, a reciprocidade da Moça. Assim, a Alcoviteira extorque toda a riqueza do Velho sem dar retorno, até que a Justiça o livra da figura da aproveitadora. No entanto, ao final da peça, ele não obtém o que deseja, pois a Moça casa-se com outra pessoa.

A linguagem usada por Gil Vicente na obra é semelhante à poesia palaciana e os acontecimentos seguem ordenamento cronológico. Já as personagens que aparecem na obra são: o Parvo, a Alcoviteira, o Alcaide, a Mocinha, a Mulher, o Velho, a Moça e os Beleguins.

A obra está disponível para download gratuito no site do Domínio Público. Clique aqui para acessar.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja também 3 podcasts para aprender mais sobre racismo no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?