Clássicos do vestibular: O Guarani, de José de Alencar

José de Alencar foi o principal escritor do período indianista do romantismo. Entre as suas obras figura o livro “O Guarani”, publicado em 1857, logo na primeira fase do romantismo. As obras indianistas traziam como uma das suas características principais a idealização heroica do índio. Assim, os valores como o bem, o belo, o justo e o verdadeiro são destacados.

Desse modo, esses aspectos estão presentes em “O Guarani”. Como as duas outras obras indianistas de Alencar, Iracema (1865) e Ubirajara (1874), esse romance traz a valorização da figura do indígena como sendo o principal representante da brasilidade.

Enredo e aspectos da obra

 O enredo se ambienta no interior do Rio de Janeiro no início do século XVII. Desse modo, conta a história de Peri, que é um indígena corajoso e valente, e de Ceci (Cecília), filha de um importante fidalgo português,  D. Antônio Mariz.

Enquanto Peri, o herói do romance, é a perfeita figura para a valorização do índio, Ceci, a heroína, é branca, loira, e tem olhos azuis, além de ser meiga e suave. Desse modo, traz o ideal de mulher do romantismo e é o centro de um dos conflitos da obra. 

No enredo, há dois conflitos principais. Assim, o primeiro conflito se dá entre os índios e os portugueses que se estabeleceram nas terras, de modo que há o estabelecimento de uma guerra entre as partes. Já o segundo conflito se dá justamente entre os admiradores de Cecília (Peri, Álvaro e Loredano), que estavam interessados na mão da moça.

Apesar de todas as disputas e conflitos, Peri salva a vida de Ceci duas vezes e o romance de ambos acaba prevalecendo, de modo que ambos fogem juntos em uma canoa.

O romance se divide em quatro partes, são elas:

  • I parte  –  Os Aventureiros (15 capítulos);
  • II parte –  Peri (14 capítulos);
  • III parte – Os Aimorés (14 capítulos);
  • IV parte – A Catástrofe (11 capítulos).

Narrada em terceira pessoa, a obra “O Guarani” traz a questão nacional através da terra e do índio, considerado nesse momento como o herói nacional. 

Personagens

Além de Peri e Ceci, entre as personagens de mais destaque figuram: D. Antônio Mariz, pai da heroína; Isabel, a filha bastarda de D. Antônio com uma índia; Dona Lauriana, a esposa de D. Antônio Mariz; D. Diogo Mariz, o filho de D. Antônio Mariz; Loredano, ex-frei Ângelo di Lucca; e Álvaro, capataz de D. Antônio Mariz que é apaixonado por Ceci.

Clique aqui para baixar o livro.

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.