Clássicos do vestibular: O Guarani, de José de Alencar - Notícias Concursos

Clássicos do vestibular: O Guarani, de José de Alencar

José de Alencar foi o principal escritor do período indianista do romantismo. Entre as suas obras figura o livro “O Guarani”, publicado em 1857, logo na primeira fase do romantismo. As obras indianistas traziam como uma das suas características principais a idealização heroica do índio. Assim, os valores como o bem, o belo, o justo e o verdadeiro são destacados.

Desse modo, esses aspectos estão presentes em “O Guarani”. Como as duas outras obras indianistas de Alencar, Iracema (1865) e Ubirajara (1874), esse romance traz a valorização da figura do indígena como sendo o principal representante da brasilidade.

Enredo e aspectos da obra

 O enredo se ambienta no interior do Rio de Janeiro no início do século XVII. Desse modo, conta a história de Peri, que é um indígena corajoso e valente, e de Ceci (Cecília), filha de um importante fidalgo português,  D. Antônio Mariz.

Enquanto Peri, o herói do romance, é a perfeita figura para a valorização do índio, Ceci, a heroína, é branca, loira, e tem olhos azuis, além de ser meiga e suave. Desse modo, traz o ideal de mulher do romantismo e é o centro de um dos conflitos da obra. 

No enredo, há dois conflitos principais. Assim, o primeiro conflito se dá entre os índios e os portugueses que se estabeleceram nas terras, de modo que há o estabelecimento de uma guerra entre as partes. Já o segundo conflito se dá justamente entre os admiradores de Cecília (Peri, Álvaro e Loredano), que estavam interessados na mão da moça.

Apesar de todas as disputas e conflitos, Peri salva a vida de Ceci duas vezes e o romance de ambos acaba prevalecendo, de modo que ambos fogem juntos em uma canoa.

O romance se divide em quatro partes, são elas:

  • I parte  –  Os Aventureiros (15 capítulos);
  • II parte –  Peri (14 capítulos);
  • III parte – Os Aimorés (14 capítulos);
  • IV parte – A Catástrofe (11 capítulos).

Narrada em terceira pessoa, a obra “O Guarani” traz a questão nacional através da terra e do índio, considerado nesse momento como o herói nacional. 

Personagens

Além de Peri e Ceci, entre as personagens de mais destaque figuram: D. Antônio Mariz, pai da heroína; Isabel, a filha bastarda de D. Antônio com uma índia; Dona Lauriana, a esposa de D. Antônio Mariz; D. Diogo Mariz, o filho de D. Antônio Mariz; Loredano, ex-frei Ângelo di Lucca; e Álvaro, capataz de D. Antônio Mariz que é apaixonado por Ceci.

Clique aqui para baixar o livro.

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?