Cientistas da UFRJ desaconselham o retorno das aulas presenciais no Rio de Janeiro em nota - Notícias Concursos

Cientistas da UFRJ desaconselham o retorno das aulas presenciais no Rio de Janeiro em nota

Cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que compõem o Grupo Técnico Multidisciplinar para o Enfrentamento da Covid-19 se posicionaram contra a volta às aulas no Rio de Janeiro.

De acordo com nota lançada na última quinta-feira (10), os especialistas desaconselham o retorno das atividades presenciais nas escolas. Através da nota técnica de duas páginas, os cientistas da UFRJ apontam os motivos para discordarem da reabertura das escolas na capital.

Assim, avaliam o aumento do número de casos de covid-19 após a flexibilização do isolamento. Além disso, apontam que, mesmo sem os sintomas, crianças e adultos jovens transmitem covid-19. Desse modo, o retorno poria em risco o avanço contra a pandemia.

Nesse sentido, o Grupo Técnico citou um estudo da Universidade de Harvard que comprova que a carga viral de pessoas de zero a 22 anos de idade é maior que a de adultos diagnosticados e internados em UTIs com coronavírus. 

Na nota, os especialistas afirmaram ainda que o retorno é “um grande risco à saúde pública” por conta do aumento da vulnerabilidade da população. 

Desse modo, a equipe diz ser “essencial a manifestação científica contrária ao retorno das aulas presenciais em escolas no município do Rio de Janeiro neste momento”. A maior preocupação é a taxa de transmissão entre alunos, professores e demais profissionais.

De acordo com decreto do Governo do RJ, a volta às aulas na rede privada pode ocorrer ainda este mês, a partir do dia 14. Já o ensino estadual têm a possibilidade de retornar a partir do dia 5 de outubro. 

No entanto, o sindicato de professores e funcionários do RJ se posicionou contra o retorno das aulas presenciais.

Fonte: Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também Ministro da Educação critica ‘desconstrução’ de valores em livros didáticos.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?