Ciência: Ciclo de vida das estrelas

O universo é composto de muitos tipos diferentes de estrelas. Elas podem não parecer diferentes umas das outras quando olhamos para o céu e simplesmente vemos pontos de luz.

Entretanto, cada estrela é um pouco diferente da próxima e passa por um período de vida que faz com que a vida de um humano pareça um mero flash em comparação.

Cada estrela tem uma idade específica, um caminho evolutivo que difere dependendo de sua massa e de outros fatores.

Uma área de estudo em astronomia é dominada pela busca pela compreensão de como as estrelas morrem. Isso ocorre porque a morte de uma estrela desempenha um papel no enriquecimento da galáxia logo após sua partida. Conheça todo esse ciclo!

A vida de uma estrela

Para entender a morte de uma estrela, é útil saber algo sobre sua formação e como ela passa sua vida. Isso é verdade principalmente porque a forma como ele se forma influencia o jogo final.

Os astrônomos consideram que uma estrela começa sua vida como estrela quando a fusão nuclear começa em seu núcleo. Nesse ponto, ela é, independentemente da massa, considerada uma estrela da sequência principal.

Esta é uma “trilha de vida” onde a maior parte da vida de uma estrela é vivida. Nosso Sol está na sequência principal há cerca de 5 bilhões de anos e persistirá por outros 5 bilhões de anos ou mais antes de fazer a transição para se tornar uma estrela gigante vermelha.

Estrelas gigantes vermelhas

A sequência principal não cobre toda a vida da estrela. É apenas um segmento da existência estelar e, em alguns casos, é uma parte comparativamente curta da vida.

Depois que uma estrela gasta todo o seu combustível de hidrogênio no núcleo, ela sai da sequência principal e se torna uma gigante vermelha.

A saber, dependendo da massa da estrela, ela pode oscilar entre vários estados antes de se tornar uma anã branca, uma estrela de nêutrons ou colapsar sobre si mesma para se tornar um buraco negro.

Anãs brancas

Quando estrelas de baixa massa como o nosso Sol chegam ao fim de suas vidas, elas entram na fase de gigante vermelha. Esta é uma fase um pouco instável. Afinal, durante grande parte de sua vida, uma estrela experimenta um equilíbrio entre sua gravidade, querendo sugar tudo, e o calor e a pressão de seu núcleo, querendo empurrar tudo para fora. Quando os dois estão equilibrados, a estrela está no que é chamado de “equilíbrio hidrostático”.

Em uma estrela envelhecida, a batalha fica mais difícil. O exterior radiação pressão do seu núcleo, eventualmente, supera a pressão gravitacional de material querendo cair para dentro. Isso permite que a estrela se expanda cada vez mais no espaço.

Eventualmente, logo após toda a expansão e dissipação da atmosfera externa da estrela, tudo o que resta é o resto do núcleo da estrela. Consiste em uma bola fumegante de carbono e outros vários elementos que brilha quando esfria. Embora frequentemente chamada de estrela, uma anã branca não é tecnicamente uma estrela, pois não sofre fusão nuclear.

Em vez disso, é um remanescente estelar, como um buraco negro ou uma estrela de nêutrons. Eventualmente, é esse tipo de objeto que será os únicos restos de nosso Sol daqui a bilhões de anos.

Estrelas de nêutrons

Uma estrela de nêutrons, como uma anã branca ou um buraco negro, na verdade não é uma estrela, mas um remanescente estelar. Quando uma estrela massiva chega ao fim de sua vida, ela sofre uma explosão de supernova.

Isso ocorrendo, todas as camadas externas da estrela caem sobre o núcleo e, logo após, ricocheteiam em um processo denominado “rebote”. O material se espalha para o espaço, deixando para trás um núcleo incrivelmente denso.

Se o material do núcleo for compactado com força suficiente, ele se tornará uma massa de nêutrons. Uma lata de sopa cheia de material estelar de nêutrons teria aproximadamente a mesma massa que a nossa lua. Os únicos objetos conhecidos que existem no universo com uma densidade maior do que as estrelas de nêutrons são os buracos negros.

Buracos negros

Os buracos negros são o resultado de estrelas muito massivas colapsando em si mesmas devido à enorme gravidade que criam. Quando a estrela atinge o final de seu ciclo de vida de sequência principal, a supernova subsequente impulsiona a parte externa para fora, deixando apenas o núcleo para trás.

O núcleo terá se tornado ainda mais denso e congestionado do que uma estrela de nêutrons. O objeto resultante tem uma atração gravitacional tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar de seu alcance.

E então, gostou de conhecer sobre o ciclo de vida das estrelas?

Leia também – Maias: Como eles viam o sol, a lua e os planetas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.