Ciclo de vendas e a interligação ao Marketing Digital
O ciclo de vendas em uma empresa pode ser adaptada de acordo com a realidade do negócio. No entanto, geralmente ele é dividido em algumas etapas, como a atração do cliente e acompanhamento da jornada de compra.
Por isso, geralmente a empresa cria ações de marketing digital para estimular o cliente a procurar a empresa, gerando leads. Esse processo também pode ser chamado de educação da audiência.
Lead é qualquer cliente em potencial, ou seja, qualquer contato que a empresa receba que pode ser convertido em vendas.
Análise da necessidade a ser atendida
Oportunidade é um momento em que o cliente indica uma necessidade a ser atendida, dentro do marketing digital essa vertente é chamada de dor da persona. Ou seja, a empresa já possui uma análise sobre a principal necessidade do cliente a ser resolvida e utiliza essa informação como base para que possa entregar uma melhoria.
Sendo assim, o ciclo de vendas parte para a negociação, que é etapa mais importante na qual as propostas são analisadas e as objeções são respondidas.
Ciclo orgânico e a valorização da marca
Por isso, é muito importante que a empresa tenha assertividade quanto ao direcionamento que faz ao cliente, bem como, conhecimento sobre seus processos e produtos.
Além disso, os ciclo de vendas não acaba no fechamento da compra, sendo que no mercado atual é necessário garantir a satisfação do cliente para manter a imagem da marca valorizada. Dessa forma, o ciclo de vendas pode influenciar positivamente novos clientes em potencial.