O termo “ciclo da cana-de-açúcar” é usado para denominar o segundo ciclo econômico da história do Brasil.
O tema é abordado com frequência por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos principais vestibulares do país.
Dessa forma, para te ajudar a entender como o assunto pode aparecer na sua prova, o artigo de hoje trouxe a análise comentada de uma questão do vestibular da Mackenzie sobre o ciclo da cana-de-açúcar. Confira!
(Mackenzie – 2017) No Brasil do século XVI, a sociedade tinha, no engenho, o centro de sua organização.
Assinale a alternativa que NÃO atesta a importância do engenho no período colonial.
A alternativa correta para a questão é a letra B. A pergunta do vestibular da Mackenzie pede que o candidato identifique a afirmação falsa sobre a sociedade e os engenhos existentes no Brasil durante o ciclo da cana-de-açúcar.
Para responder a questão, o candidato deveria saber que não existia nenhum tipo de preocupação intelectual dentro dos engenhos que foram criados durante o ciclo da cana-de-açúcar no Brasil.
O principal objetivo por trás da criação e do funcionamento dos engenhos da época era a produção e a obtenção de lucros, tanto para os senhores de engenho quanto para os colonizadores portugueses. É verdade que os engenhos da época possuíam uma infraestrutura completa, mas ela não envolvia nenhum tipo de preocupação intelectual. Dessa forma, a alternativa B é falsa.