Notícias

Chuvas fortes previstas para o estado de São Paulo, confira mais detalhes

São Paulo é naturalmente conhecido como a terra da garoa, onde é possível presenciar constantemente alterações no clima da região. Para os próximos dias a expectativa não é diferente e o estado sofrerá com chuvas fortes, veja a previsão.

Além disso, entenda as frequentes chuvas no estado de São Paulo, veja previsão do tempo para os próximos dias e saiba o porquê dessas alterações climáticas frequentes.

Saiba mais sobre as frequentes chuvas no estado de São Paulo

Em São Paulo é possível ouvir com frequência que a cidade é chamada de Terra da garoa. Mas você sabe o porquê disso?

Resumidamente, há anos, São Paulo é conhecida por esse apelido devido ao seu clima tropical de altitude. Assim, que consequentemente promove a incidência de garoas constantes ao longo de todas as estações do ano.

Atualmente, não existe mais a incidência frequente de garoas. Visto que, a estrutura da cidade mudou e hoje em dia, ocorrem as chuvas porém acompanhadas das tempestades. Aliás, isso acontece graças as ilhas de calor que afetam o estado.

No início de 2023, ocorreu a tragédia no litoral do estado. As consequências foram graves: alagamentos e deslizamento de terra, deixaram muitas famílias desabrigadas devido as chuvas fortes, no verão.

Para se preparar, veja a seguir como ficará o tempo para os próximos dias no estado de São Paulo. Acompanhe a previsão.

Previsão do tempo para os próximos dias no estado de São Paulo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão é que o final de semana será composto por chuvas fortes no estado de São Paulo.

A partir de sexta-feira, a previsão indica a chegada de pancadas de chuvas nos períodos da tarde e da noite. Porém, o clima amenizará apenas no domingo. Segundo o Inmet, o último dia do final de semana, será de sol com nuvens e névoa ao amanhecer.

As chuvas retornam na segunda-feira, dando trégua apenas no início de abril. Porém, as temperaturas após esse período de chuva estarão mais amenas, com máximas de aproximadamente 28° e mínimas, em média, 19°.

Portanto, deixe aquele guarda-chuva separado para o seu dia a dia, evitando ser pego de surpresa.

Saiba o porquê dessas alterações climáticas

A partir do momento que ingressamos na estação do outono, há alterações climáticas significativas que interferem diretamente na previsão do tempo.

Dentre elas, chuvas fortes marcam presença fazendo a transição do verão para a meia estação e antecedendo o inverno.

Para isso, é interessante observar as características dessa estação na colheita das frutas dessa época. Outro indício do outono, é a famosa coloração das folhas das árvores, assim como a queda delas.

Além dessa mudança climática que decorre do início desta estação, há a expectativa de aumento de cerca de 16% nas chuvas, devido ao término do fenômeno La Niña.

A expectativa é que o volume de chuva esteja dentro do esperado. Como é uma situação que ocorre há cerca de 3 anos consecutivos, é possível aguardar um volume maior de chuvas, no entanto dentro do previsto.

Cuidados necessários

Até o fim do La Niña será possível presenciar chuvas fortes, com intensos temporais e volume de água que pode causar alagamentos e desastres. Por isso, é preciso saber alguns cuidados necessários.

Dentre esses cuidados necessários, alguns estão inclusos. Por exemplo, um deles, é que se puder, evite sair de casa para não se expor a situações de risco.

Além disso, é importante saber como se desvencilhar de situações que te envolvam a riscos graves como esses. Caso você esteja em locais abertos, ao iniciar o temporal, procure um local fechado para proteger-se.

Além desses temporais, as chuvas fortes podem trazer também descargas elétricas, deslizamentos e outros acidentes.

Outro fator que deve considerar é o fato de alagamentos causarem a propiciação de doenças. Visto que a maioria das enchentes são provenientes de esgotos entupidos por lixos.

Além de insalubre por conta do acúmulo dos lixos, a proliferação de doenças por bactérias ou animais contagiosos é preocupante.

Se estiver em situação de risco, a melhor estratégia é acionar a Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Para ambos os órgãos, a chamada é gratuita. Para isso, basta ligar para os números 199 ou 193 para ser socorrido.

Com base nas informações a respeito das chuvas fortes que estarão presentes nos próximos dias no estado de São Paulo e também da previsão, é possível saber até quando essas alterações climáticas acontecerão.

Mediante as orientações pertinentes no assunto, priorize a sua segurança em situações de intensas chuvas. Além disso, sempre que possível fique atualizado das condições meteorológicas.