Recentemente, repercutiu a informação de que chegou ao fim o bombom Sonho de Valsa, de uma forma inesperada para os brasileiros. Porém, a boa notícia é que os amantes desse docinho ainda poderão aproveitar o seu sabor e textura incomparáveis. Acontece que a Sonho de Valsa, de fato, não foi suspensa. A fábrica ainda continuará produzindo e distribuindo em todo o Brasil.
No entanto, a classificação desse alimento doce é que sofreu alteração. Antes, o bombom era, simplesmente, classificado como um bombom. Agora, a classificação passou para outra, como veremos a seguir!
A era do bombom Sonho de Valsa chega ao fim, mas o doce continua sendo produzido
Apesar de muitos brasileiros que consomem esse doce terem ficado preocupados com a possibilidade de o bombom Sonho de Valsa chegar ao fim, a verdade é que o produto, em si, não deixará de existir e nem de ser produzido. Agora, ele recebe um novo nome: o wafer Sonho de Valsa.
O que isso significa, na prática? Significa que o produto apenas sofreu uma reclassificação. Isto é, ele ainda será oferecido nos supermercados e outros estabelecimentos que já o distribuíam no dia a dia.
E você deve estar se perguntando: por que essa medida foi colocada em prática? A resposta é relativamente simples: a classificação do alimento dentro da categoria “wafer” dá a empresa a oportunidade de reduzir, mesmo que um pouco, a carga tributária sobre a sua produção.
Isto é, os tributos que costumam ser cobrados de alimentos classificados como bombom tendem a ser maiores do que aqueles cobrados em alimentos classificados como wafer.
Embora a diferença possa não parecer significativa, ou mesmo não ficar clara para os consumidores e contribuintes, ainda assim a marca optou por essa medida. Afinal de contas, no fim do mês, qualquer alteração tributária, que reduza ao menos uma pequena parcela dos pagamentos mensais, já pode ajudar as finanças de qualquer empresa.
Vale ressaltar, ainda, que essa reclassificação ocorreu de forma embasada, de acordo com as exigências apresentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desse modo, o bombom Sonho de Valsa chega ao fim com relação à sua classificação, não fabricação.
Outras marcas já aderiram à ideia
Outras marcas já tomaram a mesma atitude em outros anos. É o caso da Garoto, que mudou a classificação do então conhecido bombom “Serenata de Amor” para a categoria wafer, da mesma maneira como o Sonho de Valsa também foi alterado.
Essa mudança foi posta em prática no ano de 2021, e desde lá a empresa tem se beneficiado, mesmo que um pouco, da redução em alguns tributos por conta da diferença cobrada em cada categoria de alimento.
Por conta disso, é muito comum vermos empresas que alteram a classificação dos seus alimentos, de uma hora para outra, sem necessariamente mudar o produto em si.
Portanto, se você faz parte do grupo de pessoas que adora consumir o bombom Sonho de Valsa, fique tranquilo! O seu doce apenas mudou de classificação, mas ainda será comercializado normalmente.