O Bolsa Família, como muitos sabem, será antecipado neste mês de maio. O valor do benefício terá o crédito feito no primeiro dia do cronograma para aqueles que foram afetados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Essa é uma resposta imediata de oferecimento ao suporte financeiro urgente àqueles que mais precisam durante tal crise.
A antecipação do Bolsa Família permite que todos os beneficiários recebam, como citado, o pagamento no dia 17 de maio, não importando o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Mas, para isso, é preciso preencher alguns requisitos essenciais.
MDS anunciou a antecipação do Bolsa Família recentemente
São mais de 320 mil cidadãos que tiveram que abandonar suas casas devido às chuvas fortes no Rio Grande do Sul. Para auxiliar a população, vários benefícios foram liberados antecipadamente pelo governo. De acordo com informações, ao menos 900 mil gaúchos terão acesso de recursos antecipadamente.
Conforme os dados atualizados, o número dos desalojados duplicou em 24 horas, sendo que, agora, 327 mil pessoas saíram das casas pelas chuvas no RS. Tais pessoas deixaram tudo para trás, precisando, agora, de reconstruir a vida.
Para ter acesso ao benefício, não será preciso apresentar documentos adicionais ou cartão. Basta que se apresente a Declaração Especial de Pagamento que a prefeitura local emitirá. A medida garante os recursos disponíveis para todos integralmente, agilizando o procedimento e simplificando o acesso ao programa, principalmente para aqueles que precisam do apoio imediato do governo.
Por conta disso, o MDS divulgou a antecipação do Bolsa Família. Além disso, o prazo de atualização dos cadastros foi estendido para todas as famílias. Tal prorrogação oferece um pouco mais de tempo para a regularização das informações e a continuação do recebimento do benefício sem que haja interrupções.
Com o prazo ampliado, o processo da atualização cadastral fica mais acessível, o que permite que mais indivíduos tenham a oportunidade de permanecer no programa sem que aconteça a pressão dos prazos rígidos. Essa medida facilitará a vida dos cidadãos atingidos pelas catástrofes naturais, que agora terão mais tempo de resolver as pendências.
Regras de elegibilidade
A seguir, é possível entender, na íntegra, quais são as regras para elegibilidade do recebimento do Bolsa Família, além do calendário para pagamentos referente ao mês de maio.
Regras de maio para o Bolsa Família
As famílias precisam cumprir compromissos dentro das áreas da educação e da saúde. São elas:
- Realizar o acompanhamento pré-natal;
- Acompanhar o calendário nacional de vacinação;
- Realizar o acompanhamento dos estados nutricionais das crianças com menos de 7 anos;
- Ter a frequência escolar de 60%, no mínimo, para crianças entre 4 até 5 anos, e de 75% para jovens de 6 até 18 anos incompletos, mas desde que não haja conclusão da educação básica;
- Sempre manter o Cadastro Único atualizado (ao menos, de dois em dois anos).
Cronograma de pagamento do Bolsa Família do mês de maio
Veja abaixo quais são as datas do recebimento conforme o último dígito do NIS:
- Se o NIS tiver o final 1 – O pagamento será no dia 17 de maio;
- Se o NIS tiver o final 2 – O pagamento será no dia 20 de maio;
- Caso o NIS tenha o final 3 – O pagamento será no dia 21 de maio;
- Caso o NIS tenha o final 4 – O pagamento será no dia 22 de maio;
- Se o NIS tiver o final 5 – O pagamento será no dia 23 de maio;
- Se o NIS tiver o final 6 – O pagamento será no dia 24 de maio;
- Caso o NIS tenha o final 7 – O pagamento será no dia 27 de maio;
- Caso o NIS tenha o final 8 – O pagamento será no dia 28 de maio;
- Se o NIS tiver o final 9 – O pagamento será no dia 29 de maio;
- Se o NIS tiver o final 0 – O pagamento será no dia 31 de maio.