CGU: defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos - Notícias Concursos

CGU: defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos

A segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos será realizada em junho. Saiba mais informações da CGU!

A segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos será realizada em junho, de acordo com informações oficiais da Controladoria-Geral da União (CGU), divulgadas na data desta publicação, 19 de maio de 2022.

CGU: defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos

A Controladoria-Geral da União (CGU) informa que as ouvidorias interessadas devem preencher formulário de adesão, no período de 18/05 a 10/06, e, em seguida, desenvolver ações para engajar o cidadão sobre seus direitos.

A mobilização das ouvidorias

De acordo com a divulgação oficial da Controladoria-Geral da União (CGU), o objetivo da iniciativa é mobilizar as ouvidorias a promover o conhecimento sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos, além de divulgar o papel das ouvidorias para salvaguardá-los.

A “Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos” está na sua segunda edição

A Rede Nacional de Ouvidorias promove durante o mês de junho a segunda edição da “Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos”. 

Conforme destaca a Controladoria-Geral da União (CGU), o evento visa mobilizar as ouvidorias –federais, estaduais ou municipais – a promover o conhecimento sobre os direitos dos usuários dos serviços públicos, além de divulgar o papel das ouvidorias. A iniciativa é uma homenagem aos cinco anos da nº Lei 13.460/2017, destaca a Controladoria-Geral da União (CGU).

As ouvidorias públicas poderão participar durante o mês de junho

Durante todo o mês de junho as ouvidorias públicas interessadas em participar da Maratona deverão utilizar suas redes sociais para informar sobre as atividades e serviços prestados pelo órgão, levando a todos o conhecimento da Lei. 

Conforme destaca a Controladoria-Geral da União (CGU), as atividades terão início em 1º de junho e se encerrarão em 30 de junho de 2022. 

Temas e ações

A proposta é que as instituições desenvolvam ações para engajar o cidadão sobre seus direitos, destacando principalmente os seguintes temas: 

  • direitos garantidos aos usuários de serviços públicos pela Lei nº 13.460/17; 
  • o papel da ouvidoria pública na garantia desses direitos; 
  • as oportunidades de participação dos usuários de serviços públicos; e
  • as cartas de serviços do órgão ou entidade.

É necessário que a ouvidoria preencha o formulário de adesão

De acordo com a divulgação oficial da Controladoria-Geral da União (CGU), para participar, a unidade de ouvidoria deve preencher o formulário de adesão no período de 18/05 a 10/06 de 2022. 

Para obter mais informações acesse o site oficial da Controladoria-Geral da União (CGU) através da plataforma Gov.br, bem como, obtenha informações sobre diversas outras ações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?