CGC e CNPJ são a mesma coisa? Saiba mais
Saiba quais são as diferenças nos registros
Os empreendedores costumam trabalhar em diferentes áreas do próprio negócio. No entanto, para poder desempenhar todas as funções de forma eficaz, é necessário aprender alguns conceitos básicos em cada área. Por exemplo, o que é CGC e CNPJ.
Aliás, no poder executivo, os empresários devem saber a diferença entre CGC e CNPJ. Você sabe responder essa pergunta? Não se preocupe! Agora é a hora de aprender com a matéria desta quinta-feira (28) do Notícias Concursos.
Qual é a diferença entre CGC e CNPJ?
Em 1964, o Ministério da Fazenda criou o Cadastro Geral de Contribuintes (CGC). Esse registro sempre foi obrigatório para pessoas jurídicas que operam no Brasil e para empresas internacionais que ali investem. No entanto, o CGC cresceu e se tornou CNPJ.
Em suma, o CNPJ é uma evolução do CGC. O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é o cadastro que legaliza, autoriza e realiza negócios. A mudança de um para outro unifica os cadastros de empresas que antes eram separados por estado, município, distrito federal e sindicato. Agora, o IRS mantém o controle centralizado.
Quem deve solicitar?
Conforme mencionado anteriormente, esse registro é obrigatório para todas as empresas que operam no país. Após a abertura, a empresa ingressa no Cadastro Nacional e recebe um número de identificação.
No entanto, não são apenas as empresas que precisam ser registradas. O CGC/CNPJ também é obrigatório para:
- Apartamentos e prédios registrados no registro de imóveis;
- Grupos sociais e consórcios;
- Associações de produtores rurais;
- Clubes e fundos de investimento;
- Notários e serviços notariais;
- Fundos públicos e privados;
- Candidatos a cargos políticos;
- Desenvolvimento imobiliário;
- Instituições bancárias estrangeiras que cooperam com bancos brasileiros.
Por que ter um CGC/CNPJ e formalizar o negócio?
Toda empresa deve estar cadastrada para ter um CNPJ. Além de obrigatória, a formalização do negócio traz uma série de vantagens para os empreendedores. Alguns deles são:
- Participar de negociações e licitações;
- Emitir faturas e notas;
- Pagar os impostos corretamente;
- Regularização de pessoal.
Se você já iniciou um negócio, mas ainda não se registrou oficialmente, não se desespere. Você pode emitir um certificado e se disciplinar para continuar a atividade.
Saiba como é fácil fazer uma consulta
O cadastro de empresas é muito simples de consultar. Além disso, você pode usar o mesmo procedimento passo a passo para verificar se um novo fornecedor ou futuro parceiro está em dia com a Receita Federal:
- Visite o site da Receita Federal;
- Acesse a área “Consulta CNPJ”;
- Acesse o sistema pelo próprio CPF;
- Informe o número do CNPJ;
- Então, verifique as informações fornecidas e, se necessário, acesse “Gerar PDF” na parte inferior da tela.
Agora que você entende a diferença entre CGC e CNPJ, pode agilizar sua formalização ou consultar as empresas que achar necessário. Assim, não perca mais tempo e tenha prejuízos.