Centro Paula Souza recebe inscrições para curso EJA profissionalizante EaD
O Centro Paula Souza está com inscrições abertas para o curso de Ensino Médio a distância na modalidade de Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante. O curso é EAD, mas contará com atividades avaliativas presenciais.
De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até o dia 11 de setembro de 2023. Poderão se inscrever os jovens e adultos que têm apenas formação de ensino fundamental.
Desse modo, trata-se de uma ótima oportunidades para os estudantes que buscam uma certificação de ensino médio. Confira a seguir como participar do curso de Ensino Médio Profissionalizante EJA EaD do Centro Paula Souza.
Como se inscrever?
Conforme as orientações do Centro Paula Souza, as inscrições são gratuitas e estão sendo recebidas de forma virtual. A instituição recomenda que, antes de realizar a inscrição, o interessado leia esse Comunicado, que apresenta as regras e pré-requisitos para a participação.
De acordo com o documento, são condições para o cadastro no Curso de Ensino Médio EJA – EaD Profissionalizante:
- ter idade igual ou superior a 18 anos;
- ter concluído o ensino fundamental.
Para realizar a inscrição na seleção, os interessados deverão acessar o Portal GEEaD e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. Nessa página os candidatos deverão informar todos os dados pessoais, escolares e de contato solicitados e anexar cópias dos seguintes documentos:
- a) RG,
- b) CPF
- c) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental que deve, obrigatoriamente, ser acompanhado dos atos de validação ou publicação de conclusão do Ensino Fundamental.
Posteriormente, o Centro Paula Souza enviará ao candidato, através do endereço de e-mail por ele informado, uma mensagem de confirmação com o link para complementar o cadastro.
Processo de seleção
Não haverá processo seletivo com a aplicação de provas ou análise de desempenho para a admissão dos estudantes no Curso de Ensino Médio EJA – EaD Profissionalizante.
Portanto, para participar, basta realizar o cadastro no curso, enviando todas as informações e documentos solicitados. O Centro Paula Souza fará uma análise dos documentos solicitados para a validação dos requisitos.
Assim, em até 45 dias o estudante receberá dados de acesso no curso EJA profissionalizante EaD. Caso o estudante não acesse o conteúdo por mais de seis meses, será considerado desistente.
A ausência ou inadequação de algum documento ou informação solicitados na inscrição ocasionará no indeferimento do cadastro.
Sobre o curso
Esse curso EJA Profissionalizante EAD ofertado têm como público-alvo pessoas que não concluíram seus estudos na idade adequada e desejam uma alternativa prática para obter certificação de nível médio e poder concluir um curso técnico ou ingressar no Ensino Superior.
As aulas são totalmente gratuitas e on-line, de modo que o cursista poderá estabelecer a sua própria rotina de estudos. Para isso, o estudante terá a sua disposição um ambiente virtual de aprendizagem na internet, com agendas de estudos, livros digitalizados, videoaulas e exercícios.
O cursista será considerado concluinte do Ensino Médio Profissionalizante EJA/EaD após aprovação nos exames relacionados às cinco áreas de conhecimento obrigatórias:
- Área 01 – Linguagens: Língua Portuguesa, Educação Física, Arte e Inglês;
- Área 02 – Ciências Humanas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia
- Área 03 – Matemática: Matemática
- Área 04 – Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia
- Área 05 – Profissionalizante: Assistente de Planejamento
Os exames para aprovação nas áreas de conhecimento ocorrerão de forma presencial, com locais de prova nas Escolas Polos do Centro Paula Souza. De acordo com o edital, os estudantes poderão realizar as provas em um dos seguintes polos:
- Etec Bento Quirino;
- Etec Sylvio de Mattos Carvalho;
- Etec Profa. Marinês Teodoro de Freitas Almeida;
- Etec Philadelpho Gouvêa Netto;
- Etec Santa Ifigênia;
- Etec Gustavo Teixeira;
- Etec Fernando Prestes;
- Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga.
Veja mais informações no site do CPS.