Cativar os alunos é um dos principais passos para desenvolver uma atmosfera mais agradável na sala de aula. Porém, muitos professores podem ter algumas dificuldades de estabelecer bons vínculos com os educandos – especialmente no início da carreira.
Partindo desse pressuposto, desenvolvemos um conteúdo que tem como objetivo auxiliar você neste processo de desenvolvimento e crescimento enquanto educador. Esperamos que possamos ajudá-lo de alguma forma! Confira acompanhando este texto até o fim.
Como cativar os alunos?
Antes de qualquer coisa, é muito importante termos consciência de que cada turma é única. Isso significa que não existem fórmulas ou receitas infalíveis para cativar os alunos. Você deverá testar maneiras de chamar a atenção do grupo, visando a criação de um bom vínculo. Dessa forma você poderá, pouco a pouco, criar uma atmosfera mais unida dentro da sala de aula.
Portanto, lembre-se de que a autoanálise e o desenvolvimento pessoal precisam ser constantes. Assim, as chances de sucesso serão mais elevadas.
Vamos agora às nossas dicas:
1. Procure criar aulas mais dinâmicas
As suas aulas fazem toda a diferença no vínculo que é criado com os alunos. Se você desenvolve uma aula apenas lendo os slides que preparou, por exemplo, pode ser que os seus alunos não fiquem tão interessados no que está sendo dito. Consequentemente, pode haver um “gap” entre vocês.
Sendo assim, considere investir em métodos e ferramentas que tornem o dia a dia na sala de aula mais dinâmico.
2. Fortaleça a autoestima dos seus alunos
Fortalecer a autoestima dos alunos, reconhecendo o esforço e os resultados de cada um, também é uma excelente forma de cativá-los. Afinal, você estará demonstrando um olhar atento para com eles, além de transparecer uma postura de quem se importa com cada um dos alunos.
3. Saiba escutar o que eles têm a dizer
Pratique a escuta ativa. Esse tipo de escuta ajuda na hora de cativar os alunos, pois eles perceberão que têm voz dentro da sala de aula, e isso faz toda a diferença na hora de criar bons vínculos.
4. Busque melhorias contínuas
Esteja sempre aprimorando os seus conhecimentos, metodologias e estratégias de ensino. Tudo isso ajudará na hora de fugir da monotonia e criar um espaço mais agradável para todos. Consequentemente, há maiores chances de os alunos se sentirem bem nas suas aulas.
5. Compartilhe experiências com seus alunos
Compartilhe experiências com os seus alunos. Conte histórias e acontecimentos que possam ajudar a criar um vínculo mais próximo entre vocês.
Claro que você não precisa abrir a sua vida pessoal completamente, mas contar algumas situações pode transparecer que você deseja ser amigo dos seus alunos, e isso pode fazer a diferença.
6. Não foque na punição
Cuidado com os comportamentos punitivos. Talvez seja mais interessante investir em recompensas para as atitudes positivas, do que em punições para as atitudes negativas. Assim, as chances de cativar os alunos podem ser ainda maiores. Lembre-se disso e invista no reconhecimento das boas ações e resultados dos seus alunos!