Traduzido do inglês, esse termo é literalmente “dinheiro de volta.” O cashback é uma estratégia de fidelização de clientes. Basicamente, funciona com uma empresa que ganharia uma comissão cheia para intermediar o consumidor até o produto final, devolvendo parte dessa comissão ao consumidor.
Nas grandes lojas de e-commerce, sempre existiram intermediárias que conectavam o consumidor à marcas famosas. Agora, já existem empresas de cashback que ficam com parte da comissão para devolver outra parte ao consumidor. O objetivo disso é criar fidelidade e relacionamento, conquistando o consumidor, e o incentivando a voltar para comprar mais.
Estratégia de e-commerce
O cashback surgiu nos Estados Unidos em 1998, com 25% do valor da compra de volta ao cliente. No Brasil, ainda está sendo absorvido como uma novidade, mas os números mostram que veio pra ficar. Dados de 2019 do Sebrae mostram que o Brasil tem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos que estão cadastrados em programas de cashback.
Em 2020, devido a pandemia de Covid-19, os negócios digitais expandiram-se mundo afora, e aqui no Brasil também deram muitos passos à frente, devido às medidas de restrições sociais. Tanto empreendedores precisaram entrar no mercado digital, como consumidores experimentaram os compras on-line e acabaram gostando da modalidade.
Talvez você não saiba, mas é mais caro para uma empresa conquistar um novo ciente do que manter um atual. Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica de Marketing e Vendas que mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada cliente. Por isso, programas de captação e fidelização de clientes estão sendo cada vez mais utilizados, principalmente no e-commerce.
Como funciona o cashback
Vamos imaginar que você tenha uma loja online de artigos para pets e veterinárias, e queira oferecer o programa de cashback aos seus clientes. O primeiro passo para isso é buscar uma empresa para intermediar essas transações de devolução de dinheiro.
O cliente, demonstrando interesse no produto, deverá fazer um cadastro na plataforma dessa empresa de cashback para usufruir os benefícios. Para este cadastro, ele precisará colocar seu CPF, e em alguns casos, número de telefone.
Assim, quando ele começar a fazer compras, acumulará dinheiro em uma espécie de conta virtual. O percentual de devolução oferecido pelo seu estabelecimento é você quem define, podendo variar de 1% a 50%.
Para fazer o resgate do dinheiro, há duas possibilidades. O cliente pode usar sites e aplicativos que o direcionarão para as lojas associadas, ou ir até uma loja física e solicitar o benefício do cashback no local. Algumas intermediadoras exigem que se acumule um certo valor para possibilitar o resgate.
Para ser parceiro de uma empresa de cashback é preciso repassar uma comissão para ela, sendo que esse valor será dividido com o consumidor. É dessa forma que essas plataformas intermediadoras ganham dinheiro. Isso deve ser devidamente pesado e calculado dentro da sua estratégia de negócio.
Além disso, é essencial saber que os bônus gerados pelo cliente em seu estabelecimento podem ser utilizados em outras lojas, até mesmo de seus concorrentes. Da mesma forma, o dinheiro originado de compras em outras lojas pode ser utilizado em compras no seu estabelecimento.
Vantagens de oferecer cashback
Os benefícios para o consumidor são claros. E para sua empresa?
- Maior visibilidade de sua loja
O cashback pode ser uma estratégia de divulgação da sua loja. Afinal, é uma forma de mostrar para quem ainda não conhece o seu negócio, os benefícios de se tornar seu cliente. E também, normalmente, as plataformas de cashback divulgam as lojas parceiras.
- Mais vendas
A tendência é que quanto mais pessoas conhecem a sua loja, mais clientes você terá em seu cadastro. E as pessoas preferem escolher aquela loja ou marca que oferece algum benefício. Isso é extremamente importante diante da competitividade do mercado.
Logo, o usuário cadastrado em programas de cashback perceberá que, quanto mais ele compra, mais ganha. Isso significa que ele tende a gastar mais, a fim de receber mais benefícios como recompensa.
- Maior conhecimento sobre seu cliente
Para participar do beneficio do cashback, o cliente precisará preencher um cadastro com algumas informações, e assim, você terá acesso à dados do cliente. Terá condições de identificar seu comportamento e gerar mais ações promocionais voltadas às necessidades dele.
- Fidelização do cliente
O cashback pode funcionar como um diferencial competitivo, oferecendo recompensas claras a quem comprar de sua empresa. Isso faz com que o consumidor se lembre mais de sua marca, tendendo a voltar e comprar mais vezes.
Algumas intermediadoras de cashback
O Sebrae do Rio de Janeiro criou o Programa Sebrae Inteligência Setorial, com o objetivo de oferecer às micro e pequenas empresas o conhecimento necessário para que cresçam de forma sustentável, em um mundo onde a competitividade está cada vez mais acirrada.
Sendo uma ação focada em tendências, o programa listou em seus site algumas sugestões de empresas intermediadoras de cashback.
- AME Digital
Atende os sites Submarino, Shoptime e Americanas. O cashback varia de 1% a 50% do valor do produto, e o cliente pode acumular até R$ 5 mil em sua conta, sem prazo para utilizar o valor. Pelo aplicativo do Ame, é possível realizar pagamentos por meio de QR Code, e ainda transferir dinheiro para outros usuários.
- Méliuz
Conta com mais de 2,5 mil lojas cadastradas. O valor do cashback varia entre 0,75% a 150%, em algumas promoções limitadas. É possível pedir o resgate do cashback quando o saldo chega a R$ 20. O dinheiro cai diretamente na conta cadastrada pelo usuário.
- Mooba
Ele indica mais de mil lojas online de diversos segmentos, entre elas estão Netshoes, Ponto Frio, Fast Shop e Extra.
O resgate do dinheiro é disponibilizado no 15º dia do mês seguinte, diretamente na conta bancária cadastrada. O saque mínimo é de R$ 30. A empresa oferece ainda um cartão de crédito sem anuidade, que devolve até 25% do valor gasto em cashback.
- Beblue
Oferece cashback a clientes que realizam compras em lojas físicas. Cerca de 5 mil estabelecimentos em diversos estados fazem parte da rede parceira, oferecendo de volta entre 2% e 200% do valor gasto. A desvantagem é que, para ser realmente vantajoso, o cashback deve ser utilizado apenas em novas compras, já que, para transferir o valor em dinheiro para uma conta pessoal, é cobrada uma taxa de 5% por transação.