O cashback é uma prática nova que vem conquistando espaço entre consumidores do Brasil. A palavra vem do inglês e significa “dinheiro de volta”. Sendo assim, a palavra é utilizada como estratégia para aumentar as vendas da empresa e garantir a fidelização de clientes que utilizam esse recurso.
Para utilizar o recurso de cashback oferecido, basta fazer uma transação simples. O cliente se cadastra na plataforma que oferece o recurso e, sempre que fizer compras nas lojas parceiras, acumula um percentual de retorno sobre o valor pago. Lojas também podem oferecer esse benefício, mas a maioria adere a uma plataforma que atua como intermediário da transação.
Essa colaboração faz parte de uma estratégia mutuamente benéfica. Isto porque a empresa intermediária de cashback ganha uma comissão por ajudar a conquistar o novo cliente e a loja ganha o potencial de aumentar as vendas, impulsionadas pela vantagem oferecida aos clientes de obter parte do valor gasto de volta.
Programas de recompensa de cartões de crédito
Bancos e instituições financeiras oferecem programas de recompensa, como o cashback, com o intuito de aumentar a atratividade do cartão de crédito, mesmo com a cobrança da taxa de anuidade. A taxa de anuidade está atrelada ao uso do cartão de crédito, essa cobrança é automática e é incluída na fatura.
Existem alguns outros programas de recompensa que são oferecidos, como o programa de milhas. Nesse programa, as companhias aéreas garantem que os clientes acumulem milhas de acordo com os seus gastos. Nesse contexto, também há cartões de crédito que permitem que a sua pontuação possa ser trocada por milhas ou resgatados por prêmios.
Outro desses programas, que é bem parecido com o cashback, é o programa de pontos. Esse tipo de programa converte todos os gastos no cartão de crédito em pontos que podem ser trocados por produtos, serviços ou descontos. Vale ressaltar que cada empresa de cartão de crédito define regras específicas para seu sistema de pontuação.
Sendo assim, por muito tempo, a ideia de ter um cartão gratuito parecia muito distante. No entanto, esse cenário começou a mudar com o surgimento de bancos digitais com cartão de crédito e fintechs, que revolucionaram essa prática, oferecendo muitos programas vantajosos que atraem cada vez mais os clientes.
Cartões de crédito que oferecem cashback
Um cartão de crédito com cashback devolve parte do valor gasto e um cliente pode aproveitar esse benefício em qualquer compra. Dessa maneira, um cliente que gasta um valor moderado por mês em compras do dia a dia, lazer ou, até mesmo, pagando contas pode obter uma boa quantidade de dinheiro de volta.
Por esse motivo, muitas pessoas centralizam os seus gastos no cartão que oferece cashback para aproveitar essa condição especial. Sendo assim, um cliente de uma empresa de cartão de crédito que oferece o recurso pode gastar seu dinheiro da maneira que quiser e ainda acumular o valor para algo maior.
Por fim, o número de empresas que oferecem cashback está aumentando, o que favorece os clientes, que passam a ter mais opções de vantagens para escolher. Algumas empresas limitam o cashback somente a compras feitas pelo aplicativo, enquanto outros não estabelecem restrições. Portanto, é importante avaliar sempre o que é ofertado.