Não é de se espantar que em um País com mais celulares que pessoas, e que utilizam os smartphones para tudo, esteja aberto ao uso de carteiras digitais.
Um levantamento feito pela IDC, mostra que os brasileiros estão cada vez mais utilizando os celulares para a realização de pagamentos, 61% dos entrevistados de classes A, B e C têm carteiras digitais.
Mas afinal, o que são carteiras digitais?
É um meio eletrônico de pagamento que permite realizar transações em ambiente digital, substituindo o cartão de crédito e débito físico.
É aceito em diversos estabelecimentos que utilizam a tecnologia NFC (pagamento por aproximação).
Basta adicionar um cartão de crédito ou transferir qualquer quantia para a conta, e gastar como quiser.
Essas transições praticamente zeram os riscos de fraudes e cobranças indevidas não reconhecidas pelo titular do cartão.
Como cadastrar seu cartão
Você vai precisar baixar o app de sua escolha que seja compatível com seu celular, relógio ou pulseira.
Alguns deles são: Apple Pay, Samsung Pay, Google Pay entre outros.
Vai adicionar seu cartão, seguindo o passo a passo do seu aplicativo, ou pode adicionar um saldo a conta também.
Após tudo certinho, cadastrado, você vai poder usá-lo nos estabelecimentos que já aceitam esses pagamentos e até lojas on line.
Como utilizar o aplicativo
Ao finalizar a compra no estabelecimento, na hora de pagar é só aproximar o seu dispositivo na maquininha, e a validação será digital por senha cadastrada, ou senha de desbloqueio do celular.
Outra forma é realizar o pagamento com a leitura de QR Code.
Já nas lojas on line é só procurar pelo ícone da sua carteira digital e clicar nele.
Essa forma de pagamento que cresce cada vez mais, e ainda será estimulada pelo open banking, regulação que estão em andamento no Banco Central, com previsão de começar a funcionar em Novembro desse ano, em 4 fases.
Adaptando seu estabelecimento
Para o uso de toda essa tecnologia é preciso que seu estabelecimento tenha a máquina que aceite esse pagamento por aproximação.
E como dissemos com o aumento do uso de celulares, cada dia vai se tornando mais frequente a procura por essa forma de pagamento, ainda mais nos dias de hoje de isolamento social, que as pessoas estão evitando ao máximo tocar em objetos.
O pagamento por aproximação não precisa de nenhum contato, somente do celular e da maquininha de cartão.
É importante acompanhar essas novidades e atualizações para não perderem vendas, e modernizar cada vez mais seu comércio.