Carteira de Trabalho Digital - Notícias Concursos

Carteira de Trabalho Digital

Carteira de Trabalho Digital e a desburocratização dos processos 

A Carteira de Trabalho Digital facilita o acesso do trabalhador e melhora os fluxos das empresas. A tecnologia otimizou processos e modificou a maneira como as pessoas trabalham, por isso, a CTPS Digital é uma inovação oriunda dessa alteração intangível nos processos.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador, por isso, é um documento primordial. No entanto, esse documento será emitido de forma prioritária no formato digital e excepcionalmente no formato físico.

 O eSocial e o cruzamento de dados entre os órgãos do governo

O cruzamento de dados entre os órgãos do governo tornou o documento físico referente a CTPS obsoleto. Uma vez que as empresas imputam os dados no sistema que gera o histórico do trabalhador por meio do eSocial.

Qualquer pessoa inscrita no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF pode obter a Carteira de Trabalho Digital. Basta o trabalhador criar uma conta autenticada no site do governo, o gov.br. Além disso, é possível baixar o aplicativo da CTPS Digital e consultá-la sempre que necessário. 

Apenas o próprio trabalhador consulta seu histórico total 

É importante que o trabalhador saiba que as empresas não acessam a sua CTPS online, sendo assim, as informações que aparecem no seu acesso são sigilosas. 

Segundo informações do site oficial do Governo, a CTPS física existe apenas em situações específicas. 

Carteira de Trabalho em papel para trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais

Apenas os trabalhadores contratados por órgãos públicos e organismos internacionais devem utilizar a Carteira de Trabalho em papel.

Para obtê-la você deverá encaminhar o pedido de agendamento de atendimento por e-mail, de acordo com o estado onde reside.

E-mail: trabalho.(uf)@economia.gov.br. Você deve trocar a designação uf pela sigla correspondente de seu estado. Em São Paulo, por exemplo, o e-mail é trabalho.sp@economia.gov.br.

Documentação em comum para todos os casos

Sendo assim, a documentação que deve ser apresentada é a seguinte:

  • CPF
  • Documento oficial de identificação com foto, nome, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão e data de emissão;
  • Comprovante de residência com CEP;
  • Comprovante do estado civil: Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado), com averbação(se separado, divorciado ou viúvo)
  • Foto 3×4 colorida, recente e com fundo branco (apenas para as localidades no estado de São Paulo que ainda emitem a CTPS do modelo manual.

Além disso, estrangeiros devem apresentar também:

  • Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM (antiga CIE) ou Protocolo da Polícia Federal;
  • Diário Oficial da União – em caso de autorização de residência concedida pelo Ministério da Justiça.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?