Todos os mais de 20,65 milhões de usuários do Auxílio Brasil podem usar o novo cartão virtual do projeto neste mês de setembro. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, o Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, confirmou a informação. Existia uma dúvida neste sentido porque o cartão físico está sendo entregue apenas para uma parte dos usuários.
“(o cartão) vai estar disponível para todas as mais de 20 milhões de famílias, inclusive aquelas que ainda não receberam o novo cartão físico. O cartão virtual chega na frente para as famílias que ainda não receberam o novo cartão do Auxílio Brasil para ir treinando e usufruindo dessas novas funcionalidades. Mas o cartão físico continua e vem sendo distribuído”, disse o Ministro.
Compras no comércio local
Em entrevista à Record TV, o Ministro afirmou que o novo cartão virtual pode ajudar as pessoas que moram em regiões mais remotas e que não estão acostumadas com este formato de pagamento. “Com o cartão virtual, vai poder comprar no estabelecimento local, ali, sem a necessidade de se deslocar até um ponto onde faria esse saque do benefício. Isso traz para essa família um conforto e uma segurança maior”, disse o Ministro.
“Esse cartão segue as mesmas funcionalidades do cartão físico e também vai permitir compras pelas lojas eletrônicas, pelas lojas físicas, pelo comércio eletrônico que hoje tanto se utiliza. Então, esse processo vem com o intuito de trazer modernidade, segurança, para facilitar a vida da população brasileira”, completou ele.
O novo cartão virtual do Auxílio Brasil pode ser usado dentro do sistema do app do Caixa Tem. Quem ainda não tem o aplicativo, pode fazer o download gratuitamente no celular. As pessoas que já possuem o sistema instalado e ainda não viram a opção de cartão virtual, devem ir até a loja do app e realizar a atualização.
O cartão físico
Como dito pelo Ministro, a existência do cartão virtual não invalida o cartão físico. Assim, mesmo as pessoas que já receberam o novo dispositivo, podem seguir usando a versão online. Quem não recebeu, pode seguir com a versão digital.
Do mesmo modo, ninguém é obrigado a usar um cartão, seja ele virtual ou não, para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil. O cidadão pode movimentar a quantia através do sistema do Caixa Tem, como vinha fazendo até aqui.
O Governo informa que irá continuar o envio dos cartões físicos para os endereços que os usuários registraram no Cadúnico. A entrega está sendo feita pelos Correios, e não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação.
Movimentações de auxílios
Através do cartão virtual do Caixa Tem, o cidadão pode movimentar o dinheiro do programa Auxílio Brasil, que faz pagamentos mensais de R$ 600 mínimos para pouco mais de 20 milhões de pessoas. As liberações de setembro, aliás, começaram na última segunda (19).
Mas o Auxílio Brasil não é o único programa que pode ser movimentado pelo Caixa Tem. Quem recebe benefícios como o vale-gás nacional, o auxílio-taxista e o Pix Caminhoneiro também pode realizar o procedimento através do app.
Para além do cartão virtual, qualquer usuário pode usar o aplicativo do Caixa Tem para pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque. Com esta numeração, o cidadão consegue sacar o saldo em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.