O Ministério da Cidadania começou a distribuir no último mês os cartões do Auxílio Brasil. Vale frisar que as novas ferramentas não desvalidam os cartões de saque do antigo Bolsa Família.
De acordo com as informações, cerca de 3,2 milhões de unidades do cartão foram emitidas. No entanto, mais de 6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir do último ano devem receber.
O responsável familiar poderá utilizar o cartão para fazer compras pelo débito automático ou realizar saques nos terminais da Caixa Econômica Federal, além dos caixas eletrônicos da rede Banco24h.
Devido a distribuição gradual, os primeiros beneficiários a receberem o cartão do Auxílio Brasil foram os que residem em municípios que possuem poucos canais de pagamento da Caixa Econômica.
Em suma, o novo cartão do programa social foi criado para modernizar o meio de pagamento dos benefícios. Além disso, a tecnologia de chip do cartão o torna mais seguro, reduzindo os riscos de clonagem. ?
Confira as perguntas e respostas acerca do novo cartão a seguir e tire suas dúvidas
Como mencionado, o cartão do programa social pode ser usado para compras em estabelecimentos comerciais na função débito e para saque total ou parcial do benefício.
Não, uma vez que o cartão está sendo distribuído gratuitamente a quem já está no programa. Desta forma, quem não receber a nova ferramenta poderá sacar os valores com o cartão do Bolsa Família.
Aqueles que recebem o benefício pelo Caixa Tem e possuem o cartão bancário do Auxílio Brasil tem acesso aos seguintes serviços gratuitos:
Não. Segundo o Ministério da Cidadania, os cartões só serão repassados aos beneficiários que entraram no programa a partir de dezembro de 2021, com recebimento do benefício pelo Caixa Tem.
Os beneficiários podem acompanhar o envio do cartão por meio da Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas, ou presencialmente nas agências do banco.
No que se refere ao cadastramento da senha do cartão, deve ser realizado nas agências da Caixa, nas lotéricas ou no aplicativo Caixa Tem. Basta acessar a opção “Auxílio Brasil” e depois “Criar senha do cartão”.
Na última semana, o Senado Federal aprovou a chamada PEC dos Auxílios. A votação terminou em um 71 a 1 pela aprovação da matéria. Apenas o senador José Serra (PSDB-SP) votou contra a proposta alegando perigo para as contas públicas.
De qualquer forma, o texto ainda precisa passar pela aprovação da Câmara dos Deputados. Assim, os parlamentares da Casa poderão fazer alterações no projeto. Caso aconteça, o documento volta para uma segunda análise do Senado Federal.
No entanto, membros do Governo Federal acreditam que a votação na Câmara será feita em velocidade semelhante. Em caso de nova aprovação, o texto segue para análise do presidente Jair Bolsonaro, que deve sancionar o valor oficial de R$600.