A carga emocional no trabalho pode aparecer nas mais diversas circunstâncias, e por inúmeros motivos. Isso quer dizer que não são apenas as pessoas “insatisfeitas” com o trabalho que podem sentir essa sobrecarga nas emoções.
Mas sim, qualquer indivíduo que negligenciar os seus cuidados com a saúde mental podem se deparar com esse tipo de situação.
Sendo assim, neste texto vamos apresentar o que é essa carga emocional e como é possível lidar com essas questões. Acompanhe.
O que é carga emocional no trabalho?
A carga emocional no trabalho, também chamada de sobrecarga emocional, refere-se a todos os agentes externos e internos que podem afetar a saúde mental do trabalhador. Trata-se, portanto das questões que impactam o bem-estar emocional do sujeito em seu ambiente de trabalho. Veja alguns exemplos:
- Quantidade de trabalho exagerada, que dificulta a conclusão de tarefas e promove estresse.
- Ansiedade em prol das exigências incompatíveis.
- Baixa autoestima, que dificulta a tomada de decisões importantes e gera ansiedade.
- Excesso de competitividade que faz com que o colaborador coloque a sua vida pessoal de lado em prol do trabalho.
- Falta de flexibilidade, forçando o colaborador a trabalhar mesmo sob condições mentais incompatíveis com a necessidade de trabalho.
- Prazos apertados e longe de serem hábeis.
- Entre outras infinitas variedades.
Sendo assim, podemos dizer que a carga emocional no trabalho é um acúmulo de questões de saúde mental. É quando o colaborador acumula as suas dores (emocionais), sendo estas provenientes do seu próprio trabalho.
Como lidar com a carga emocional no trabalho?
Se você percebeu que está vivenciando um episódio de carga emocional no trabalho, talvez seja um bom momento para agir e lidar com isso. Veja abaixo alguns apontamentos que podem ser úteis nesse sentido:
1- Desacelerar
Se o dia a dia está muito exagerado e a quantidade de trabalho exacerbada, procure desacelerar um pouco. Afinal, não adianta ficar correndo contra o tempo, não é mesmo? Mas sim, é fundamental buscar um momento de mais tranquilidade, nem que para isso seja necessário delegar tarefas, por exemplo.
2- Ouvir melhor as emoções
Dê mais atenção às suas emoções. Elas podem lhe dar pistas do que está acontecendo de maneira desequilibrada e do que pode ser feito para melhorar a sua qualidade de vida no trabalho.
Não negligencie o que você sente, pois as emoções irão persistir, de um modo ou de outro, até que se fale delas.
3- Equilibrar a rotina
Estabeleça uma rotina de trabalho que seja mais organizada, prioritária e de acordo com os seus limites pessoais. Afinal, embora ultrapassar limites seja importante, fazer isso de maneira impositiva não é nada interessante.
4- Conversar sobre o que aflige
Por fim, uma forma de lidar com a carga emocional no trabalho é justamente conversar sobre as suas angústias. Fale sobre o que você sente e o que poderia ser melhorado.
Quem sabe a outra pessoa não pode lhe ajudar? Ou, ouvindo a si mesmo, você aprende a lidar melhor com o que sente? Pense nisso!