Se tem algo que preocupa um futuro empreendedor é como conseguir capital para investir no novo negócio.
Por muitas vezes, a pessoa já definiu os produtos e serviços, estabeleceu o local que vai atender seu público e até mesmo a forma jurídica do futuro empreendimento. Porém, não tem o capital necessário para começar a empreender, e como sabemos qualquer negócio precisa de um investimento inicial.
Até mesmo, quando falamos de e-commerce e lojas virtuais, eles precisam de recursos.
As lojas físicas precisam um pouco mais de investimento, desde o aluguel, compra de produtos, gastos com água e luz, internet até equipamentos e decoração.
Mas enfim, como conseguir esse capital?
Geralmente, a forma mais utilizada e aconselhável são bancos como: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e outras instituições financeiras como cooperativas de crédito entre outras.
Para obter esses recursos, normalmente é necessário apresentar a documentação da empresa e do empreendedor, assim como o plano de negócio.
Porém, é preciso alguns cuidados que os MEIs devem ter ao tomar a decisão de obter um crédito dessas maneiras, para não contrair dívidas financeiras.
Mesmo por que sabemos que não é nada fácil começar um negócio, imagina começar ele já com dívidas e dificuldades para realizar os pagamentos.
É preciso ter um bom plano de negócios, para que não o empreendedor não acabe tomando atitudes precipitadas.
Plano de Negócio
O Plano de negócio não é somente importante e necessário para a aquisição do capital junto a instituição financeira, pelo contrário, ele é o centro de todo o negócio.
Através dele o empreendedor é capaz de listar os objetivos, metas a curto, médio e longo prazo, visão, missão da empresa.
O Plano de Negócio geralmente é feito pelo empreendedor, seus sócios caso tenha, e colaboradores.
E é importante que todos tenham acesso a esse Plano para que caminhem na mesma direção.
O plano de negócio auxilia o empreendedor:
- Com as ideias do novo negócio
- Apoia na administração do negócio, tanto com o financeiro como com as estratégias
- Facilita a comunicação de sócios, colaboradores, clientes e outros envolvidos na empresa
Sem contar que nele também o empreendedor vai planejar o ramo da atividade que será exercida, o local do estabelecimento, e todos os passos importantes que a empresa vai tomar.
Análise de mercado
Esse é um dos passos mais importantes do novo empreendimento, logo após decidir sobre a aquisição do capital, o empreendedor vai fazer uma análise de mercado.
Que significa um estudo de quem são os clientes, concorrentes, fornecedores, definindo assim maneiras e estratégias de atrair seu público-alvo até a empresa.
Através dessas informações, será possível avaliar se a direção que a empresa está tomando está correta para atrair esses clientes, e quais ações precisam ser melhoradas.
Por fim, depois dessas dicas, conseguir o capital não parece ser assim tão difícil assim né?
Basta seguir as dicas direitinho, avaliar bem as oportunidades , calcular quanto precisará investir e providenciar a documentação.