Candidata Aprovada no Concurso INSS relata Estratégia de Sucesso!

Mariana Zapparoli foi Aprovada em Ótima colocação no Concurso INSS 2016 e relata em detalhes sua estratégia de estudo que garantiu um ótimo resultado! Confira na íntegra:

Muita gente me pediu pra falar um pouco sobre a minha preparação para o INSS. Fiquei em 12º lugar, de não sei quantas pessoas exatamente. O que, para mim, foi um bom resultado. Poderia ter sido melhor, claro que poderia. Eu poderia ter acertado as 9 questões de assistência, ao invés de ter deixado em branco. Mas… Nem tudo nessa vida são pontos, ops, flores. 
Só gostaria de dizer que foi desse jeito que funcionou para mim, o que não significa, necessariamente, que funcionará com todos. Mas, se ajudar uma pessoa, ficarei feliz!

1. Comecei antes do edital. Estudei de agosto de 2015 a maio de 2016. O edital saiu em dezembro 2015. A prova aconteceu dia 15 de maio de 2016. 10 meses me preparando.

2. Quando eu decidi que iria prestar esse concurso, esqueci dos outros. De todos os outros. E me dediquei exclusivamente para o INSS. E sim, antes que me perguntem, eu SÓ ESTUDAVA!

3. Estudei por PDF antes do edital. Quando saiu o edital, comprei cursinho do Damásio. Gosto muito de vídeo aula, mas se você tem pressa, prefira materiais escritos. Não estudei por doutrina, e não acho que isso faria diferença.

4. Estudava quase todo dia! Mas como assim “quase”? Gente, eu sou filha de Deus e mereço descanso, todos nós merecemos. Domingo era dia de fazer nada. Só no mês que antecedeu a prova que eu estudava também aos domingos.

5. Estudava de 4 a 6 horas por dia, em média. Alguns dias estudava mais, outros menos, mas sempre nesse ritmo.

6. Como todo ser humano, tinha dia que não rolava. E eu entendia que nesses dias eu deveria descansar, me distrair, dormir. É preciso ter foco, mas também é preciso entender quando seu corpo pede uma pausa.

7. Eu tentava manter os horários, mas tem dia que atrasa, outro começa mais cedo. Não me importava muito com isso. Apenas me sentia na obrigação de cumprir as metas que eu estabelecia para aquele dia.

8. Resolvi muitas questões. Muitas! E revisava todo santo dia. REVISÃO + QUESTÕES = duplinha “porreta”

DICA DE OURO: zere o edital! Estude tudo de novo se precisar, mas NÃO DEIXE NADA PRA TRÁS!!! NUNCA!!
Não caia nessa de “ah, mas esse assunto essa banca não cobra”. NÃO CAIA NESSA ARMADILHA!
Se está no edital, estude!

DICA PARA O DIA DA PROVA (Banca Cespe): se está com dúvida, NÃO RESPONDA! Geralmente provas Cespe funcionam naquele esquema de uma questão errada anula uma certa. Sendo assim, na dúvida, deixe em branco. Melhor ficar com 0 pontos do que com -2!

Leia a lei, faça esquemas, resumos, rabisque, grife, cole post it, faça da sua parede um mural de recados pra você mesmo!

E NÃO DESANIME!
Tem dias que dá vontade de desistir de tudo e ir vender açaí na praia? Tem. Tem dia que dá vontade de ser uma planta? Tem também. Mas é só um dia.
Quando acontecer, tire um tempo pra você, pra relaxar. Vá dormir, fazer as unhas, ler um livro, assistir Netflix.. Só não aconselho que você jogue Pokemon Go (pelo que percebi, as pessoas estão ficando loucas. Pobres zumbis caçadores de pokebolas ?).

Espero mesmo que ajude alguém!
Estou à disposição, amigos.

Mariana Zapparoli 

Comentários estão fechados.