Câmara realiza debate sobre liberação de 14º salário para aposentados

Câmara debate liberação do 14º salário do INSS nesta semana

Debate está marcado para acontecer nesta quarta-feira (25) e terá como tema a liberação de um 14º salário para aposentados

Nesta quarta-feira (25), o Governo Federal deverá iniciar as liberações da segunda rodada do 13º salário para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Simultaneamente, parlamentares iniciarão um debate sobre uma possível liberação de um 14º salário para este público.

Em regra geral, o 13º salário é pago na forma de um complemento no final do ano. No caso dos segurados do INSS, os repasses costumavam acontecer sempre entre os meses de novembro e dezembro. Entretanto, o Governo Federal decidiu antecipar as liberações para o primeiro semestre de cada um dos anos.

Assim, em 2020, 2021 e 2022, aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS passaram a receber o 13º salário no primeiro semestre. Neste ano, por exemplo, os repasses aconteceram divididos em duas parcelas. A primeira foi paga entre os meses de abril e maio. Já a segunda será liberada entre maio e junho.

Ao antecipar os repasses para o primeiro semestre, o Governo deixa os aposentados sem nenhum tipo de complemento no final do ano. Neste sentido, o Congresso Nacional inicia uma nova rodada de debates sobre uma possível criação de um 14º salário. Assim, os segurados poderiam receber dois complementos por ano, um a cada semestre.

Proposto pelo deputado federal Delegado Antônio Furtado (União-RJ) , o debate deve acontecer nesta quarta-feira (25). “Cabe destacar que esse adiantamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas teve um impacto social muito importante, porque neste período de pandemia, muitas famílias se socorreram dos valores que foram recebidos do INSS para a sua sobrevivência”, disse ele.

Projetos já propõem ideias

No Congresso Nacional, já existem projetos neste sentido. Um dos textos é de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) e prevê pagamentos em dobro no 13º salário, dividindo os montantes para duas parcelas por ano.

Dessa forma, a proposta beneficiaria os aposentados, pensionistas e também usuários da pensão por morte, do auxílio-doença, do auxílio-acidente e também do auxílio-reclusão.

Aprovado pela Comissão de Finanças ainda no final do ano passado, o texto estacionou e não virou mais tema de debates desde então. O próximo passo da tramitação será a análise pela Comissão de Constituição e Justiça.

13º salário para aposentados

Enquanto não se toma uma decisão sobre a liberação de um 14º salário para os segurados, o Governo Federal dará continuidade nesta semana com os pagamentos do 13º para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS.

Contudo, nesta quarta-feira (25), o Instituto iniciou o processo de liberação da segunda rodada para as pessoas que possuem o final do número de benefício 1. É necessário desconsiderar toda a numeração que vem depois do dígito verificador.

Ainda nesta semana, o Governo deverá liberar a segunda rodada da antecipação para os que possuem os números finais do benefício 2 e 3. A nova liberação conta com os descontos do Imposto de Renda, o que pode gerar queda de valores para alguns indivíduos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?