Calendário de pagamentos do INSS para janeiro já está disponível para consulta com um novo valor de salário

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões no Brasil, já divulgou seu calendário de pagamentos para janeiro.

A partir do próximo mês, diversos segurados em todo o país devem ter o valor do benefício reajustado, em decorrência do provável reajuste do salário mínimo pelo Governo Federal, cuja definição é aguardada nos próximos dias.

A proposta atualmente aprovada sugere um reajuste mínimo para R$ 1.412, podendo esse valor ainda sofrer alterações.

Benefícios do INSS terão seu valor reajustado

Consequentemente, os segurados do INSS que recebem o pagamento do salário mínimo devem ter seus benefícios reajustados, a medida entrará em vigor em janeiro, abrangendo milhares de aposentados e pensionistas em todo o território nacional.

O calendário de pagamentos do INSS para o próximo mês terá início em 25 de janeiro, seguindo o padrão dos meses anteriores, com a liberação dos recursos baseada no número final do benefício. Além disso, o calendário será segmentado entre os beneficiários que recebem o salário mínimo e aqueles que recebem valores superiores.

Para os beneficiários que recebem um salário mínimo, o calendário será distribuído da seguinte maneira:

1- Final 1: pagamento em 25 de janeiro;
2- Final 2: pagamento em 26 de janeiro;
3- Final 3: pagamento em 29 de janeiro;
4- Final 4: pagamento em 30 de janeiro;
5- Final 5: pagamento em 31 de janeiro;
6- Final 6: pagamento em 01 de fevereiro;
7- Final 7: pagamento em 02 de fevereiro;
8- Final 8: pagamento em 05 de fevereiro;
9- Final 9: pagamento em 06 de fevereiro;
10- Final 0: pagamento em 07 de fevereiro.

Para os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo:

1- Finais 1 e 6: pagamento em 01 de fevereiro;
2- Finais 2 e 7: pagamento em 02 de fevereiro;
3- Finais 3 e 8: pagamento em 05 de fevereiro;
4- Finais 4 e 9: pagamento em 06 de fevereiro;
5- Finais 5 e 0: pagamento em 07 de fevereiro.

Regras de aposentadoria do INSS

Em 2019, a reforma da Previdência alterou as regras das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e instituiu um período de transição para indivíduos que estavam próximos de se aposentar. Esse período de adaptação permite a obtenção do benefício de forma antecipada. Existem cinco tipos de transição, e este ano houve mudanças em dois casos.

Por exemplo, na regra que estabelece uma idade mínima progressiva, em 2023, as mulheres conseguiam se aposentar aos 58 anos e os homens aos 63. Neste ano, a idade mínima aumentou para 58 anos e seis meses para mulheres e 63 anos e seis meses para homens.

Dessa forma, a regra de pontos também sofreu alterações. No ano anterior, para se aposentar por esse tipo de transição, era necessário alcançar uma soma de 90 pontos para mulheres e 100 pontos para homens, considerando a idade somada ao tempo de contribuição. Contudo, neste ano, a soma exigida será de 91 e 101 pontos, respectivamente.

Para este ano, as mudanças nas regras de transição são as seguintes:

Regra da idade mínima progressiva:

– Mulheres: 58 anos e seis meses de idade e 30 anos de contribuição.
– Homens: 63 anos e seis meses de idade e 35 anos de contribuição.

A idade mínima nessa regra de transição aumentará seis meses a cada ano, alcançando 62 anos para mulheres em 2031 e 65 anos para homens em 2027, conforme mostra a tabela.

Regra de pontos:

– 91 pontos para mulheres, com um mínimo de 30 anos de contribuição.
– 101 pontos para homens, com um mínimo de 35 anos de contribuição.

Como resultado, essa pontuação aumentará um ponto a cada ano, atingindo 100 pontos para mulheres até 2033 e 105 pontos para homens até 2028.

O que não sofre alteração são as seguintes regras de transição

Regra para aposentadoria por idade:

– Homens devem ter, no mínimo, 65 anos de idade.
– Mulheres, após a mudança em 2023, agora precisam ter 62 anos de idade para se enquadrarem nessa categoria de transição pela regra permanente estabelecida pela reforma.

Pedágio de 50% e Pedágio de 100%:

No entanto, esses pedágios permanecem sem alterações em relação aos critérios estabelecidos quando a reforma entrou em vigor, em novembro de 2019, para homens e mulheres.

É importante fazer os cálculos antes de solicitar o benefício, conforme orienta Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Recomenda-se buscar orientação especializada para entender se a regra de transição escolhida é a mais vantajosa ou se compensa contribuir por mais tempo para alcançar uma regra mais favorável.

Portanto, os segurados do INSS podem solicitar a aposentadoria pelo site ou aplicativo Meu INSS, onde também é possível simular se o segurado se enquadra nas regras de transição e qual será o valor do benefício.

Aqueles que atenderam aos requisitos da aposentadoria pelas regras de transição do ano anterior e ainda não solicitaram o benefício ao INSS podem se aposentar de acordo com as normas de 2023, pois têm direito adquirido, não sendo afetados pelas mudanças.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.