O Auxílio Gás é um programa social do Governo Federal que beneficia milhares de brasileiros. Através dele, as famílias podem ter acesso a um recurso financeiro para o custeio do gás de cozinha.
A sua criação ocorreu devido aos constantes aumentos do botijão de gás, o que afetou, principalmente, as famílias mais carentes. Nesse sentido, o governo já disponibilizou o calendário de pagamentos de junho.
A seguir, veja quem pode receber o benefício e confira a data de liberação das parcelas deste mês.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um programa voltado para as famílias de baixa renda. Dessa forma, o principal requisito para participar é ter renda mensal de até meio salário mínimo per capita (R$ 660 por pessoa).
Além disso, também é necessário ter inscrição no CadÚnico (Cadastro Único). Através dela, o governo consegue identificar as famílias que têm direito a participar do programa e conceder o benefício.
As famílias que possuem membros que sejam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem receber o Auxílio Gás.
Como se cadastrar para receber o Auxílio Gás?
Para fazer parte do Auxílio Gás e receber os repasses do Governo Federal não é necessário realizar nenhum cadastro especial. Apenas a inscrição no CadÚnico já é suficiente.
Isso porque a concessão do benefício ocorre de forma automática. Na prática, o governo utiliza os dados das famílias do Cadastro Único para identificar quem tem direito.
Todavia, a concessão do benefício também está condicionada ao orçamento da União. Dessa forma, periodicamente, novos beneficiários são inclusos no programa.
Para se cadastrar no CadÚnico, o responsável familiar deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) mais próximo da sua residência e apresentar os documentos necessários.
Na ocasião, o responsável deve portar os seus documentos pessoais, bem como um documento pessoal de cada membro da família. Também precisará responder um questionário socioeconômico, a fim de conceder informações sobre o seu grupo familiar.
Calendário de pagamentos de junho
O Governo Federal já liberou as datas dos repasses do Auxílio Gás de junho. O calendário segue os pagamentos com base no último número do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.
O valor da parcela é definida de acordo com a média nacional do botijão de gás dos últimos 6 meses. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é a responsável por informar o valor mensalmente.
Como a média dos últimos meses permaneceu em volta de R$ 110, a expectativa é de que este seja o valor do Auxílio Gás de junho. Confira o calendário de pagamentos:
- Final de NIS 1: 19 de junho;
- Final de NIS 2: 20 de junho;
- Final de NIS 3: 21 de junho;
- Final de NIS 4: 22 de junho;
- Final de NIS 5: 23 de junho;
- Final de NIS 6: 26 de junho;
- Final de NIS 7: 27 de junho;
- Final de NIS 8: 28 de junho;
- Final de NIS 9: 29 de junho;
- Final de NIS 0: 30 de junho.
Como consultar e sacar o Auxílio Gás?
É possível consultar o Auxílio Gás de forma online. A seguir, veja os canais disponíveis para a consulta:
- Aplicativo Bolsa Família (disponível para Android e iOS);
- Aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
- Central de Atendimento da Caixa, no telefone 111.
A Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar os repasses do Auxílio Gás. Assim, disponibiliza os seus canais de atendimento para saque do benefício:
- Lotéricas;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Terminais de autoatendimento;
- Aplicativo Caixa Tem;
- Caixas eletrônicos das agências.