Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de recursos para pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio ou investir em empresa já existente. No total, R$ 10 bilhões foram disponibilizados para o microcrédito.
O banco informou que seu objetivo é impulsionar os negócios durante a pandemia de coronavírus e, que dessa forma, conseguirá auxiliar parte dos empreendedores brasileiros atingidos com o fim do auxílio emergencial.
Caixa implanta medidas para crescimento
De acordo com a Caixa, 10 milhões de microempreendedores brasileiros serão beneficiados com crédito de até R$ 1 mil. Os valores serão liberados com prazo de três a cinco anos para pagamento.
Entre as medidas criadas para crescimento do banco, a Caixa dispõe a abertura de capital na bolsa americana, Nasdaq, além da criação do banco digital.
Microcrédito no novo banco digital
A atual linha de microcrédito destinada aos MEIs estará disponível no novo banco digital. Até o momento, a Caixa não divulgou a taxa de juros, mas afirma que será fácil e rápida.
Apesar da facilidade para concessão do dinheiro, a Caixa ressalta aos clientes que se trata de um empréstimo e não de um benefício pago aos MEIs. “O microcrédito não é auxílio. O auxílio é transferência. O microcrédito é um crédito, para aqueles que têm condição de pagar a Caixa de volta”, afirmou o presidente da instituição, Pedro Guimarães.