Caixa Tem: EXCELENTE NOTÍCIA para quem possui o aplicativo
Mesmo que muitos grupos tenham sido adicionados recentemente no programa social, e não têm acesso ao cartão de saque do benefício, é possível ter os valores em mãos através do Caixa Tem.
As famílias que antes recebiam o Auxílio Brasil serão contempladas automaticamente pelo Bolsa Família quando for oficializado pelo novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo que muitos grupos tenham sido adicionados recentemente no programa social, e não têm acesso ao cartão de saque do benefício, é possível ter os valores em mãos através do Caixa Tem.
O aplicativo Caixa Tem foi criado pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o governo Bolsonaro, para viabilizar os pagamentos do extinto Auxílio Emergencial. No entanto, mesmo após o fim do programa a plataforma digital continuou ativa e hoje é a conta poupança de muitos brasileiros. Além disso, o sistema continua a ser um meio de pagamento de benefícios sociais e trabalhistas.
Como realizar o saque do Bolsa Família sem cartão?
Caso seja necessário sacar o benefício do Bolsa Família pelo Caixa Tem, por não ter o cartão de saque, veja como realizar o procedimento a seguir:
- Abria o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
- Clique em “Entrar”;
- Selecione “Saque sem Cartão”;
- Clique em “Gerar código para saque”;
- Digite sua senha;
- Informe o código numérico no caixa eletrônico ou na lotérica.
Ademais, o cidadão também pode realizar outras transações no aplicativo Caixa Tem, como:
- Compras online com o cartão de débito digital;
- Pagamento de faturas e boletos;
- Transferências via PIX.
Saiba como solucionar problemas de acesso
Além de esquecer a senha ou e-mail cadastrado no aplicativo Caixa TEM, alguns outros fatores podem prejudicar o acesso dos usuários como dados incompletos, instabilidade na conexão da rede de internet e até mesmo falta de atualização do aplicativo.
Isso significa que os usuários precisam primeiro compreender a origem do problema. Para especialistas, ao ter problemas para acessar o aplicativo os usuários devem checar a conexão com a internet e, se possível, desconectar o Wi-Fi e ligá-lo novamente.
Dados incompletos também podem prejudicar o acesso dos usuários ao aplicativo. Nesses casos os cidadãos devem informar o CPF e senha cadastrada e clicar em “Liberar acesso”. Nesses casos, o aplicativo deve gerar um link de conversa via WhatsApp para que o usuário envie os documentos pendentes. De acordo com a Caixa, nessas situações a conta deve ser desbloqueada em até 48 horas.
Por fim, a falta de atualização do aplicativo pode acarretar diversos problemas. Para atualizar o Caixa TEM é preciso pesquisar o nome do App na loja de aplicativos do aparelho celular e clicar em “Atualizar”. Também é aconselhável conferir as permissões do smartphone para o funcionamento do aplicativo.
Para isso, basta acessar as configurações do celular e clicar em “Aplicativos”, “Caixa TEM” e “Permissões”. Se as permissões já estiverem liberadas é recomendado que os usuários tentem acessar o Caixa TEM por meio de outros dispositivos. Mais informações sobre o App podem ser obtidas nos canais oficiais da Caixa.
Calendário de janeiro do Bolsa Família
O pagamento das parcelas começou no dia 18 de janeiro, seguindo o NIS do beneficiário. Confira o calendário abaixo:
- 18 de janeiro – NIS final 1;
- 19 de janeiro – NIS final 2;
- 20 de janeiro – NIS final 3;
- 23 de janeiro – NIS final 4;
- 24 de janeiro – NIS final 5;
- 25 de janeiro – NIS final 6;
- 26 de janeiro – NIS final 7;
- 27 de janeiro – NIS final 8;
- 30 de janeiro – NIS final 9;
- 31 de janeiro – NIS final 0.
Como consultar o Bolsa Família
Veja as opções para consultar o benefício a seguir:
Consulta no App CadÚnico
- Acesse o App CadÚnico e faça login usando seu CPF;
- Selecione a opção “Consulta completa”:
- Confira se o cadastro está atualizado e com benefício ativo.
Consulta no App Bolsa Família
- Acesse o App Bolsa Família ou App Auxílio Brasil e faça login usando seu CPF;
- Na primeira página o aplicativo vai mostrar se a família foi aprovada, fazendo o reconhecimento por meio do CPF.
Por telefone
- Central de Atendimento 111 – Caixa Econômica Federal;
- Central de Atendimento 121 – Ministério da Cidadania.